- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- Invest MultiSector Nov-17: promete muito mas o retorno não cumpre
Invest MultiSector Nov-17: promete muito mas o retorno não cumpre
Há 4 anos - 23 de novembro de 2017Características
Este depósito indexado do Banco Invest tem um prazo de 18 meses, não sendo mobilizável antecipadamente. Como é obrigatório nos depósitos, o capital está garantido pelo banco e ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos (até 100 000 euros por cada cliente que é titular de conta em cada banco). O período de subscrição decorre até 29 de novembro. O investimento mínimo são 1000 euros.
Rendimento
O rendimento deste depósito indexado está dependente da valorização de um cabaz de 5 empresas de setores distintos: IBM (tecnológica), Daimler (automóvel), Telefónica (telecomunicações), Exxon Mobil (petrolífera) e ArcelorMittal (aço). Em regra, o peso atribuído no cabaz é igual e corresponde a 1/5 em cada uma delas, mas existem outras limitações no rendimento a incluir no cálculo que tornam o produto pouco interessante, como veremos adiante.
Em concreto, o rendimento será igual à rentabilidade do cabaz, com um limite máximo de 6,75% brutos, no final do prazo, o que corresponde a uma taxa anual efetiva líquida (TAEL) de 3,35%. Valor máximo, sublinhamos. A fórmula para o cálculo do rendimento tem uma característica que lhe retira grande parte do potencial: cada ação só pode contribuir com um rendimento positivo, no máximo, de 6,75%, mas as perdas são registadas por inteiro. Isto significa que basta que uma empresa tenha uma desvalorização de cerca de 27% para anular o rendimento das outras 4, mesmo que estas dupliquem ou tripliquem de valor!
Aliás, neste cenário a diversificação por diferentes setores, que seria benéfica num investimento “normal”, até pode ser contraproducente, pois aumenta a possibilidade de uma das empresas se mover em contraciclo com as restantes.
Conselho
Tendo em conta a fórmula de cálculo, não esperávamos ficar impressionados com o rendimento esperado deste produto. As nossas expectativas confirmaram-se: a probabilidade estimada de não receber qualquer rendimento é de 64%, e a probabilidade de receber o rendimento máximo (TAEL de 3,35%) é de apenas 29%.
O rendimento esperado do produto, ponderando os diferentes cenários, é cerca de 1,0% TAEL. Na verdade, este valor é semelhante ao dos melhores depósitos a prazo a 1 ou 2 anos, dado o baixo nível das taxas de juro.
Mas enquanto esses garantem o rendimento, neste caso tem uma probabilidade elevada de não receber qualquer rendimento. O melhor é manter-se afastado. Não invista!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.