Estamos perante um depósito dual, com uma componente de depósito a prazo simples e outra de depósito indexado. Esta última não permite a mobilização antecipada. O depósito simples dura até 34 dias, e o depósito indexado tem um prazo de 2 anos. O capital está garantido pelo Novo Banco, e sendo depósitos, são abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (até 100 000 euros por cliente em cada banco). O montante mínimo de investimento são 500 euros, e a aplicação está disponível para subscrição no Novo Banco até 30 de junho.
Depósito simples
O depósito simples é pouco mais que uma conta para “parquear” o capital durante alguns dias, antes de ser constituído o depósito indexado. Dura até 30 de junho, data em que será constituído o depósito indexado a 2 anos. A remuneração é baixa, apenas 0,11% TANL (Taxa Anual Nominal Líquida).
Depósito indexado
Este depósito complexo tem o seu rendimento ligado ao desempenho dos índices S&P 500 (ações dos Estados Unidos) e EURO STOXX 50 (ações da zona euro). No final do prazo de 2 anos, há apenas dois cenários possíveis:
O investidor receberá o rendimento máximo (pagamento de 3,50%, correspondente a uma TAEL de 1,25%), se o índice europeu cumprir duas condições: 1) se tiver valorizado durante a duração do depósito, e 2) se o desempenho do Euro Stoxx 50, simultaneamente, superar o desempenho do S&P 500 no mesmo período.
Caso contrário, o investidor receberá apenas o rendimento mínimo garantido, que é praticamente irrelevante: 0,10% (correspondente a uma TAEL de 0,04%).
É de sublinhar que não basta que o índice Euro Stoxx 50 valorize face ao valor inicial. Por exemplo, se este índice subir 10%, mas o índice americano subir igualmente 10%, o investidor receberá apenas o diminuto rendimento mínimo. É uma dupla condição, bastante exigente considerando que o rendimento está limitado a um máximo de 1,25% TAEL que só seria atingido na melhor das hipóteses e ainda assim pouco acima do que é oferecido por bons depósitos a prazo no mercado.
Conselho: não invista
Quanto mais condições tiverem que ser cumpridas para o investidor receber o rendimento máximo, menos provável é que isso venha a acontecer. Este produto do Novo Banco é outro exemplo dessa situação. As nossas simulações apontam para uma probabilidade de apenas 34% de receber o rendimento máximo (1,25% de TAEL). O mais provável é receber apenas o rendimento mínimo (0,04%de TAEL).
Esta conclusão vai aliás de encontro à simulação histórica que consta da ficha IFI (Informação Fundamental ao Investidor), elaborada pelo próprio Novo Banco. Segundo os dados dos últimos 2 anos, os investidores teriam recebido apenas o rendimento mínimo em 89% dos casos.
Ora, se considerarmos ainda que o depósito indexado não pode ser movimentado, e que o rendimento máximo mal chega ao nível da taxa garantida pelo melhor depósito a prazo a 2 anos (Banco BNI Europa, 1,29% TAEL), a conclusão é inevitável: esta aplicação não tem qualquer interesse.
Em alternativa, consulte o nosso seletor de depósitos a prazo e escolha um depósito a prazo com taxa garantida, sem jogar na roleta e arriscar-se a receber tostões.