Para este ano, as previsões da inflação variam entre 1,1%, segundo o Fundo Monetário Internacional, e 1,5%, numa perspetiva mais pessimista do Governo. Para que as suas poupanças não percam valor e proporcionem ganhos reais é necessário que as taxas de juro dos depósitos sejam superiores à taxa de inflação.
Atualmente, um depósito de 5 mil euros a um ano rende apenas 0,3% líquida, ficando muito abaixo dessas estimativas da inflação. Por isso, a maior parte dos depósitos a prazo deverá proporcionar rendimentos reais negativos, especialmente nas grandes instituições, onde são oferecidas taxas iguais ou muito próximas de zero.
Assim, para a parte que pretende aplicar em liquidez, nomeadamente o chamado “fundo de emergência”, escolha remunerações mais elevadas. Mas certifique-se também de que as comissões de manutenção da conta cobradas pelo banco não lhe retiram o parco rendimento. Essas comissões podem variar em função do seu património financeiro e da sua ligação com o banco.
A seguir apresentamos as melhores ofertas de depósitos para prazos até doze meses. As melhores remunerações atingem 1,8% líquidos, mas essa taxa é proposta a novos clientes e exclusivamente em depósitos promocionais, ou seja, apenas os pode constituir uma vez.
Para conhecer as taxas oferecidas nas restantes instituições pode fazer algumas simulações no nosso comparador de depósitos.
1 Mês: evite prazos muito curtos
Evite os prazos muito curtos, pois até as melhores taxas estão abaixo da inflação prevista. É o que acontece com o BNI Europa, que oferece a melhor remuneração para o prazo de um mês, mas é apenas de 0,3% líquida, tal como no Banco CTT.
Em prazos muito curtos, a maior parte dos bancos propõe taxas nulas ou quase, isto porque não há sinais de subida para breve. Assim, mantenha nestes prazos o mínimo possível. Prefira prazos um pouco mais alargados, entre três a doze meses.
3 Meses: 1,8% só para novos clientes
Para três meses são exclusivamente as contas destinadas a novos clientes, na maioria da banca online, que dominam as melhores propostas.
Banco Privado Atlântico Europa, Banco BiG, Best Bank e Banco Carregosa piscam o olho aos novos clientes oferecendo 1,8% líquidos numa conta promocional. O Best paga os juros imediatamente após a constituição. O BNI Europa, para este prazo, fica-se pelos 1,3%.
6 Meses: 1,3% em depósitos especiais
A melhor taxa para este prazo é 1,3% líquida, oferecida pelo Banco BNI Europa (cada cliente apenas pode ter um depósito desses), no Banco BiG (exclusiva para os novos clientes) e no Banco Invest para novos montantes.
12 Meses: 1,3% em depósitos especiais
Se pretende aplicar em depósitos, deverá optar por um prazo não muito longo (vários anos), mas também não muito curto (poucos meses), porque é provável que as taxas ainda levem algum tempo até começarem a subir. Um ano é o que nos parece mais indicado, mas depende das suas necessidades de liquidez.
O Banco BNI Europa e o Banco Invest são, atualmente, os que oferecem a melhor remuneração a 12 meses. No primeiro caso, trata-se de uma conta única, ou seja, cada cliente apenas pode ter uma destas contas. No Banco Invest, a conta Invest Choice Novos Depósitos rende também 1,3% líquida. Ainda que o mínimo desta aplicação seja de 2000 euros, para abrir conta neste banco necessita de colocar na conta à ordem 5000 euros. O Banco Finantia, oferece uma taxa anual líquida de 1%, mas apenas para montantes superiores a 25 mil euros.