- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- Novos depósitos indexados da CGD: conheça o nosso veredicto
Novos depósitos indexados da CGD: conheça o nosso veredicto
Há 5 anos - 17 de outubro de 2016CAIXA EUROVALOR JPY OUTUBRO 2017 (1 ANO)
Depósito indexado não mobilizável, denominado em euros, cuja remuneração paga na data de vencimento, depende da taxa de câmbio do euro face ao iene.
O prazo é de um ano. Está abrangido pelo Fundo de Garantia de Depósitos, que garante o capital investido, por cada titular da conta, até 100 mil euros.
O depósito é comercializado na Caixa Geral de Depósitos até ao próximo dia 21 de outubro. Pode ser constituído com um mínimo de 1000 euros e não permite reforços.
Rendimento líquido entre 0 e 1,3%
A remuneração, que será paga na data de vencimento (a 24 de outubro de 2017) sobre o montante depositado, depende da evolução da taxa de câmbio do euro face ao iene (EUR/JPY) e será igual a:
a) 30% da valorização observada do JPY face ao EUR na data de observação final (17/10/2017) por referência à data de início (24/10/2016), desde que, numa base contínua durante esse período de observação, o JPY valorize menos do que 6% ou desvalorize face ao EUR;
b) 0%, nas restantes situações.
Assim, a taxa mínima será de 0% e a máxima é de 1,775% bruta (exclusive). Em termos líquidos poderá obter um rendimento entre 0 e 1,3%.
Não esperamos valorizações para o iene
Este produto aposta na valorização do iene face ao euro. Mas considera apenas 30% da valorização do iene até ao limite de 6% face ao euro, por referência à sua cotação inicial. Tanto a curto, como a longo prazo, estimamos uma estabilidade desta moeda relativamente ao euro.
Assim, um ano sem liquidez para, muito provavelmente, obter um rendimento muito próximo de zero. É um mau investimento. De momento, nem sequer recomendamos os fundos de investimento de ações ou de obrigações japonesas. Em alternativa, opte pelos melhores depósitos a prazo, em que as remunerações chegam efetivamente até 1,3% líquidas para um depósito a 12 meses (BNI Europa).
CAIXA GBP OUTUBRO 2017 (1 ANO)
Três depósitos indexados não mobilizáveis, denominados em euros, cuja remuneração paga na data de vencimento, depende da taxa de câmbio do euro face à libra esterlina.
Em todos eles, o prazo é de um ano. E estão abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, que garante o capital investido, por cada titular da conta, até 100 mil euros.
Em subscrição nas agências da Caixa Geral de Depósitos e no serviço Caixadirecta até ao próximo dia 21 de outubro, a partir de 1000 euros. Não permitem reforços.
Rendem zero ou praticamente zero
• A opção “Down” rende 0,25% brutos, se na data de observação final a libra esterlina tiver depreciado mais do que 4% face ao euro, por referência à data de início do depósito; 0%, nos restantes casos.
• A opção “Stable” rende 0,25% brutos, se na data de observação final a libra esterlina tiver variado 4% ou menos face ao euro, por referência à data de início do depósito; e 0%, nos restantes casos.
• A opção “Up” rende 0,25%, se na data de observação final a libra esterlina tiver apreciado mais do que 4% face ao euro, por referência à data de início do depósito; e, 0%, nos restantes casos.
Assim, em termos líquidos, em qualquer um dos três depósitos tem apenas duas opções de rendimento: 0% ou 0,18% líquidos, ou seja, praticamente zero.
Não esperamos valorização a curto prazo
A nossa expectativa para a libra esterlina é de estabilidade a curto prazo (um ano) e de valorização a longo prazo, face ao euro. No caso destes três depósitos, independentemente da opção “Up”, “Down” ou “Stable”, nunca ganhará mais do que 0,18% líquidos, abaixo da média dos depósitos. É um rendimento muito pobre para um produto sem liquidez. Não recomendamos a subscrição de nenhuma das três opções deste depósito. Prefira os depósitos tradicionais a um ano, cuja remuneração pode atingir os 1,3% líquidos (BNI Europa).
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.