Não mobilizável antecipadamente
• Produto Financeiro Complexo sob a forma de depósito indexado à cotação do dólar USD face ao euro com juros pagos no vencimento.
• O prazo é de dois anos, não sendo permitida a mobilização antecipada. Também não são permitidas entregas adicionais após a constituição.
• Em subscrição na Caixa Geral de Depósitos até 26 de maio. O mínimo exigido é de 1000 euros. O capital aplicado está garantido na data de vencimento.
Rendimento entre 0,04 e 1,4%
O rendimento é pago na data de vencimento e depende da evolução da cotação da taxa de câmbio do dólar norte-americano (USD) face ao euro (EUR). Assim, será:
- 50% da valorização observada do USD face ao EUR entre a data de início (27 de maio de 2016) e a data de observação final (21 de maio de 2018), com um mínimo de 0,1%, desde que a referida valorização não exceda, numa base contínua durante todo esse período, 8,0%;
- 0,10%, caso contrário.
No vencimento, recebe metade da valorização do dólar (face ao euro), sendo que essa valorização está limitada entre 0,1 e 8%. Se for registada a valorização máxima nesse período de dois anos (8%), é considerado 50% desse valor, ou seja, 4%; o que, em termos anuais, corresponde a 1,97%. Assim, em termos de taxa anual nominal bruta (TANB), este depósito rende entre 0,049 e 1,97%; ou seja, entre 0,04 e 1,4% líquidos.
Recomendações do prospeto
No Prospeto Informativo está indicado que se trata de um depósito para clientes que têm a certeza de não vir a necessitar de liquidez pelo período de dois anos, já que não é mobilizável antecipadamente.
É referido ainda que este depósito está indicado para clientes com alguma apetência por aplicações nos mercados cambiais, com alguma tolerância ao risco sobre a remuneração, já que o capital está garantido no vencimento.
Por último, atendendo à complexidade do depósito, o aforrador deve assegurar-se de que leu e compreendeu as características e o risco e a forma de remuneração.
Esqueça o mercado cambial a curto prazo
A nossa expectativa cambial para o dólar USD é de estabilidade a curto prazo, pelo que não antevemos um elevado potencial de rentabilidade com este depósito. Bem pelo contrário. Ao se manter estável, significa que o depósito vai render o mínimo ou muito próximo, ou seja, praticamente nada. Com a agravante de que ficará com total indisponibilidade de capital.
Se o que pretende é mesmo um depósito a prazo para aplicar as suas poupanças, deve optar pelas melhores ofertas atuais do mercado e para prazos até um ano, em euros. Têm mais liquidez e as melhores taxas para o prazo de um ano atingem, atualmente, 1,4% líquidas. Também os Certificados do Tesouro Poupança Mais, para 2 anos, proporcionam um rendimento líquido médio de 1,1%.