Inflação entre 0,1 e 0,6%
Zero é mesmo o horizonte de um número cada vez maior de bancos, no que diz respeito à remuneração dos depósitos. Nos preçários de junho, várias instituições bancárias continuaram a descer as taxas dos depósitos: Abanca, Barclays Bank, Banco Privado Atlântico Europa, Banco Popular, Caixa Agrícola, Deutsche bank, Millennium bcp e Montepio.
As previsões para a inflação para este ano variam entre os 0,1% pela Comissão Europeia e os 0,6% estimados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Em média, um depósito de 5000 euros a um ano rende apenas 0,4% líquidos, ou seja, menos que a inflação prevista pelo FMI.
A confirmar-se essa taxa, grande parte dos depósitos atuais poderá proporcionar rendimentos reais negativos, especialmente nas grandes instituições, que têm atualmente taxas iguais ou muito próximas de zero.
Por isso, para a parte do património que deve manter em liquidez, procure sempre as melhores remunerações.
A seguir apresentamos as melhores ofertas de depósitos a um, três, seis e 12 meses. Consulte também a lista completa dos depósitos.
1 mês: até 0,6%, mas a evitar
Evite os prazos mais curtos, pois até as melhores taxas são bastante baixas, como pode ver no comparador das taxas a um mês. O melhor que consegue é 0,6% (ActivoBank). A maior parte propõe remunerações próximas de zero.
3 meses: 2% para novos clientes
Para três meses são as contas destinadas a novos clientes, na banca online, que oferecem as melhores remunerações: o Depósito a Prazo Já do Banco Best, o DP GoBulling do Banco Carregosa e o DP Boas Vindas do Banco Privado Atlântico Europa. Todos eles proporcionam 2% líquidos aos seus novos clientes. No caso do banco Best, os juros são pagos imediatamente após a constituição do depósito.
6 meses: 4 bancos oferecem 1,4%
Para seis meses, as melhores taxas são para os novos montantes aplicados no Banco Invest e para os novos clientes do ActivoBank e do Banco Big. Todos eles remuneram a 1,44% líquidos. Também o Finantia remunera a esta taxa, mas para montantes iguais ou superiores a 50 mil euros.
12 meses: não vão além de 1,4%
Se está a pensar aplicar as suas poupanças em depósitos a prazo, deverá optar por um prazo não muito longo, mas também não muito curto, porque é provável que as taxas continuem a descer nos próximos meses. O prazo de um ano é o que nos parece mais indicado, mas obviamente depende das suas necessidades de liquidez.
Para novos montantes a aplicar no Banco Invest, o Invest Choice Novos Depósitos rende 1,4% líquidos. Também o Banco Finantia oferece a mesma remuneração aos novos montantes a partir de 50 mil euros. Em terceiro lugar, o Banco Privado Atlântico Europa paga juros mensais a uma taxa anual líquida de 1,3%.