21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hA taxas de juro dos depósitos parecem não parar de descer nos últimos meses e zero é o limite já atingido por alguns bancos. É verdade que a inflação prevista para este ano foi também revista em baixa pelo Banco de Portugal e que é apenas de 0,2%, o que não provoca demasiados danos no rendimento real das poupanças. Contudo, como um depósito já rende tão pouco (0,5% líquido em média para um depósito de 5000 euros a um ano), não conte com o milagre da multiplicação nas suas poupanças.
Ainda assim, fomos à procura das melhores opções online e ao balcão e concluímos que as diferenças vão-se esbatendo. Alguns bancos permitem a constituição do mesmo depósito online ou ao balcão, não fazendo distinção, em termos de taxas, entre estes dois segmentos. Tanto ao balcão como online, a melhor taxa que encontrámos é de 2,2%. Em ambos os casos para um prazo de três meses e exclusivas para novos clientes.
Mas nem sempre são a melhor solução se pretende aplicar por um prazo maior. Nesse caso, terá que renovar a outra taxa já que os depósitos promocionais para novos clientes não permitem renovação. No gráfico apresentamos os juros que conseguiria se aplicasse 20 mil euros a um ano nas melhores contas. No caso dos depósitos promocionais a três meses, supomos que é renovado de três em três meses à taxa de um depósito normal nesse banco, que consta no preçário. Como se verifica, é preferível optar por um depósito com taxa um pouco menor mas por um prazo maior do que na melhor taxa do mercado mas apenas por três meses.
São os depósitos para novos clientes e pelos prazos de três e seis meses que lideram a lista dos melhores depósitos online. A melhor taxa que encontra para aplicar sem sair de casa é de 2,2% líquida. Assim, eis o resultado da nossa análise por ordem decrescente de rendimento.
O Depósito GoBulling Bem-Vindo a três meses e exclusivo para novos clientes do Banco Carregosa oferece hoje a melhor taxa do mercado: 2,2% líquidos. O montante mínimo exigido é de 5000 euros e não pode aplicar mais de 50 mil euros. Os juros são pagos no vencimento do depósito ou na mobilização antecipada. Trata-se de um depósito não renovável, ou seja, pode usufruir deste depósito apenas uma vez.
O Depósito 2,75% Já do Best é também exclusivo para novos clientes para um prazo de 90 dias. Rende 2% líquidos e os juros são pagos logo após a constituição, mas não é permitida a mobilização antecipada do capital. O montante mínimo exigido é de 2500 euros e não pode aplicar mais de 30 mil euros.
O Super Depósito 2,7% do Big é também para novos clientes e por um prazo de três meses, para montantes entre 500 e 50 000 euros. Rende 1,9% líquidos. A mobilização antecipada é possível pelo montante total, mas com penalização de 25% dos juros.
O Super Depósito 2,25% do Banco Big é também exclusivo para novos clientes e por um prazo de seis meses, para montantes entre 500 e 50 000 euros. Rende 1,8% líquidos. Permite mobilização antecipada total, mas com penalização de 35% dos juros.
E, por fim, o Activobank apresenta a mesma taxa para vários depósitos, com prazos distintos. Assim, tanto o Depósito Poupança Start/Boas-Vindas como o Depósito Poupança Extra/Especial, rende 1,62% líquidos para os prazos de 92 e 183 dias. Em ambos os casos o mínimo de constituição é de 300 euros e os juros são pagos no final do prazo.
Também ao balcão são sobretudo os depósitos para novos clientes que lideram a lista. A melhor taxa que encontra para aplicar ao balcão é igualmente de 2,2%. Por ordem decrescente de rendimento, apresentamos-lhe a nossa análise.
O Banco Privado Atlântico Europa é a instituição que oferece a melhor taxa por um depósito constituído ao balcão. O Depósito a Prazo Boas Vindas é exclusivo para novos clientes, com recursos em euros ou dólares, pelo prazo de 92 dias e disponível apenas nos primeiros três meses após a abertura de conta. O montante mínimo de abertura é de 2500 unidades monetárias (euro ou dólar americano). Rende 2,2% líquidos e os juros são creditados na conta à ordem na data de constituição do depósito. Não permite mobilização antecipada. Pode também fazer a constituição online ou através do balcão da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Mas, tal como a melhor conta online, só pode usufruir dela uma vez.
O Invest Choice Novos Depósitos do Banco Invest pode ser constituído por três, seis e 12 meses. Para montantes entre 2000 e 75 mil euros, permite mobilização antecipada, total ou parcial, com penalização de 50% dos juros. É exclusivo para novos montantes no Banco Invest, a partir de 10 de março de 2015, de novos clientes ou clientes atuais, particulares, que correspondam a incrementos patrimoniais face à posição de 10 de março de 2015. Não são possíveis reforços e não há renovação automática. Independentemente do prazo escolhido, rende sempre 1,7% líquidos e os juros são creditados no final do prazo. No caso de mobilização antecipada, os juros são creditados no dia útil seguinte à solicitação.
O Banco Finantia tem o Depósito a Prazo 2,25% para três, seis e 12 meses e proporciona 1,6% líquidos, mas apenas para novos montantes a partir de 50 mil euros e até um milhão de euros. A mesma taxa é aplicada para depósitos a dois anos com juros semestrais e três anos com juros pagos anualmente, ambos mobilizáveis (ou seja, se levantar o capital antes desse prazo apenas perde os juros do período que não concluir).
O Depósito db Start, pelo prazo de 90 dias e exclusivo para novos clientes do Deutsche Bank, remunera a 1,4% líquidos os montantes entre 1000 e 50 mil euros.
Novamente o Banco Privado Atlântico Europa remunera a 1,3% líquidos as contas DP Juro Mensal para o prazo de um ano e montantes entre 10 e 500 mil unidades monetárias (euro ou dólar norte americano). Os juros serão creditados mensalmente na conta à ordem e não permite mobilização.
Se não está disposto a abrir uma conta noutro banco para usufruir de uma taxa especial, veja no nosso portal a taxa que o seu banco lhe oferece atualmente, usando o comparador de depósitos a prazo. Temos mais de 340 depósitos listados nesta ferramenta. Mas não aplique todas as suas poupanças em depósitos, pois corre o risco de nada ou quase nada ganhar. E é cada vez mais difícil encontrar taxas que não rondem os 0%, especialmente em prazos curtos. Aplique parte das suas poupanças a longo prazo, seja em aplicações de capital garantido, como os Certificados do Tesouro Poupança Mais, ou em produtos com mais risco e sem garantia de capital, como os fundos de investimento. Dessa forma, diversifica os investimentos e o rendimento é potencialmente superior, contornando assim os baixos rendimentos dos depósitos a prazo.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever