- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- Taxa média dos depósitos é de 0,5%
Taxa média dos depósitos é de 0,5%
Há 7 anos - 30 de março de 2015Segundo as mais recentes projeções do Banco de Portugal para a economia portuguesa, os preços no consumidor, ou seja, a inflação, foi revista em baixo. Já não se estimam 0,7% para o crescimento dos preços este ano, mas sim 0,2%.
Assim, a inflação deverá permanecer em níveis reduzidos, projetando-se uma aceleração moderada dos preços, em linha com a recuperação da atividade económica.
Contudo, apesar de uma inflação praticamente nula, não pense que ganhará muito com os depósitos, pois as taxas continuam em queda. Segundo os preçários mais recentes, um depósito normal a 12 meses para 5000 euros rende apenas 0,5% líquidos. Ainda que supere os 0,2% da inflação esperada, o rendimento real positivo é muito baixo (cerca de 0,3% para a média dos depósitos).
Por isso, não aplique todas as suas poupanças em depósitos, pois corre o risco de nada ou quase nada ganhar. E há cada vez mais bancos a remunerar a 0% os depósitos, especialmente de prazos mais curtos. Aplique parte das suas poupanças a longo prazo, seja em aplicações de capital garantido (como os Certificados do Tesouro Poupança Mais) ou em produtos com mais risco e sem garantia de capital (como os fundos de investimento). Dessa forma, diversifica os investimentos e o rendimento é potencialmente superior.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.