- Poupanças
- Certificados do Tesouro
- Governo substitui os CTPM pelos Certificados de Tesouro Poupança Crescimento
Governo substitui os CTPM pelos Certificados de Tesouro Poupança Crescimento
Há 4 anos - 27 de outubro de 2017Os novos Certificados de Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) trazem o prémio oferecido pelo crescimento do PIB logo a partir do segundo ano, mas a forma de cálculo é mais desfavorável e é acompanhada por uma redução muito acentuada das taxas base face aos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM).
Se nos CTPM lhe eram garantidos 1,6%% líquidos (TAEL-taxa anual efetiva líquida) no final do prazo de cinco ano, nos novos Certificados de Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) no final do prazo de sete anos, a taxa garantida é de apenas 1% líquidos ao ano (TAEL).
Por outras palavras, um dos produtos de capital garantido que se apresentava como uma hipótese atrativa de investimento levou uma machadada no rendimento.
De acordo com a nota enviada à imprensa pelo Ministério das Finanças, “a remuneração definida para os CTPC encontra-se alinhada com as atuais taxas de juros da República Portuguesa.
A mudança dos Certificados era expectável. As estratégias de investimento poderão ter de ser ligeiramente alteradas.
Consulte a análise da PROTESTE INVESTE aos novos certificados.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.