- Poupanças
- Certificados do Tesouro
- E o prémio vai para...Certificados do Tesouro Poupança Mais (até 5 anos)
E o prémio vai para...Certificados do Tesouro Poupança Mais (até 5 anos)
Há 6 anos - 18 de janeiro de 2016
Juros anuais a taxa crescente durante 5 anos
• São uma aplicação de poupança criada pelo Estado e destinada aos particulares, para financiar a dívida pública, tal como os Certificados de Aforro.
• Subscrevem-se nos Correios e o montante mínimo é de 1000 euros. O Prazo é de cinco anos e paga juros anuais a taxa crescente. Não tem custos e o capital está garantido.
• Não permitem reforços. Cada entrega corresponde a uma nova subscrição, o que é uma desvantagem para quem pretenda fazer entregas de pequeno montante.
Sem liquidez no primeiro ano
No primeiro ano não é permitido mobilizar o capital, ou seja, resgatar. Após o primeiro ano, poderão ser efetuados resgates, em qualquer momento, acarretando a perda total dos juros decorridos desde o último vencimento de juros até à data de resgate. O resgate determina o reembolso do capital ao valor nominal das unidades resgatadas.
O resgate pode ser na totalidade das unidades subscritas ou, no caso de ser parcial, o total das unidades remanescentes não poderá nunca ser inferior a 1000 unidades. O valor de resgate é creditado no NIB registado na respetiva conta do Tesouro aberta no IGCP.
Rendimento de 1,6% ao ano
A taxa de juro é crescente a cada ano: começa com 1,25% bruta, no segundo ano é 1,75%, no terceiro é 2,25% e no quarto corresponde a 2,75%; no quinto ano é remunerado a 3,25%. Nos últimos dois anos pode haver um bónus a acrescer à taxa base, consoante a taxa de crescimento do PIB. Em termos líquidos, recebe anualmente juros a taxas que variam entre 0,9 e 2,3%. Como a taxa é crescente, quantos mais anos conseguir manter a aplicação, maior será o rendimento: está garantido 1,6% líquido ao ano se mantiver durante os cinco anos. O nosso simulador ajuda-o a calcular quanto ganha com os CTPM.
E as Obrigações do Tesouro?
As Obrigações do Tesouro já foram, no passado, uma alternativa interessante para o médio e longo prazo, o que não acontece neste momento. Por exemplo, a OT Abril 2021, que tem uma maturidade de cinco anos, apresenta uma yield líquida de 0,5% ao ano, se adquirida à cotação atual e mantida até ao vencimento. Um rendimento muito pouco interessante e bastante inferior ao proporcionado pelos Certificados do Tesouro Poupança Mais. Apenas com maturidades superiores a 7 anos consegue um rendimento anual superior a 1% líquido (por exemplo, a OT Outubro 2023 rende 1,07%). E só em maturidades superiores a 9 anos consegue superar o rendimento dos CTPM. Mas, não recomendamos o investimento em prazos tão longos em troca de um rendimento tão baixo. Prefira os Certificados do Tesouro Poupança Mais, especialmente se pode prescindir do capital até ao máximo de cinco anos. Se necessita do capital a mais curto prazo (até um ano), os depósitos a prazo são a melhor solução.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.