Este website utiliza cookies que facilitam a navegação, o registo e a recolha de dados estatísticos. A informação armazenada nos cookies é utilizada exclusivamente pela DECO PROTESTE. Ao navegar com os cookies ativos consente a sua utilização. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado

Over-indebted Support Office

 

O Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado – GAS - foi criado em 2000, com o objetivo de apoiar os consumidores na prevenção de situações de endividamento excessivo ou em situação de sobre-endividamento.

The Over-indebted Support Office - GAS - was created in 2000 in order to assist consumers in preventing excessive debt situations or in situations of over-indebtedness.

Qualquer consumidor que se encontre de boa-fé e pretenda orientação para a gestão dos seus encargos ou tenha dificuldades no pagamento das suas dívidas não profissionais pode pedir ajuda ao GAS. As dívidas devem ter por base uma relação de consumo e não podem ser alvo de ação judicial. A atuação da DECO é extrajudicial, pelo que não evita o recurso aos tribunais (se necessário), nem suspende as ações que estejam a decorrer, nem substitui a constituição de um advogado.

 

O GAS analisa a situação financeira familiar do consumidor, com o intuito de o ajudar a reestruturar as dívidas, reduzir as despesas e ajudar a promover a renegociação dos seus contratos de crédito para evitar, atempadamente, o atraso no pagamento de prestações.

 

O GAS presta apoio na elaboração e gestão do orçamento familiar, na conceção e apresentação da proposta de um plano de pagamentos às entidades credoras, tendo em conta a capacidade financeira do consumidor, assistindo-o na renegociação dos encargos/créditos;

 

Por outro lado, sendo o GAS um sistema de apoio ao sobre-endividado reconhecido, recebe e trata pedidos para elaboração e negociação de planos de pagamento entre pessoas sobre endividadas e os seus credores, procurando evitar a inclusão dessas pessoas na lista pública de execuções.

 

Uma outra atuação do GAS, sobretudo no plano preventivo, passa por sensibilizar e informar os consumidores sobre temas e conceitos financeiros básicos, úteis à gestão do dinheiro e do orçamento familiar através da realização de inúmeras ações de sensibilização e da elaboração de folhetos informativos. Estas iniciativas visam dar aos consumidores as ferramentas que lhes permitam uma tomada de decisões económicas e financeiras responsáveis e fundamentadas que contribuam para a sua qualidade de vida e para a estabilidade económica. (http://www.gerirepoupar.com)

 

O GAS presta informação e orientação presencial, de forma acessível e direcionada a todos os consumidores. Está disponível na sede em Lisboa e nas delegações regionais noMinhoNorteCoimbraSantarémÉvora Algarve. O consumidor pode, ainda, obter informações, esclarecer dúvidas ou apresentar um pedido de intervenção através do GASDECO ou através dos contactos telefónicos: +351 21 371 02 28/29/38.

Over-indebted Support Office  - GAS - was created in 2000 in order to assist consumers in preventing excessive debt situations or in situations of over-indebtedness.

Any consumer who is in good faith and want guidance for the management of their expenses or have difficulties in paying their non-professional debts can ask help from GAS. Debts must be based on a consumer relationship and can not be target by lawsuit. The performance of DECO is extrajudicial, so it does not prevent recourse to the courts (if necessary), nor suspends the actions that are taking place, nor replaces the appointment of a lawyer.

GAS analyzes family financial situation of the consumer, in order to help to restructure debts, reduce costs and help to promote the renegotiation of its credit agreements to avoid in good time, the delay in the payments.

GAS also assists in the analysis and management of the family budget, in the design and presentation of the proposal for a payment plan to the credit entities, taking into account the financial capacity of the consumer, helping him in the renegotiation of expenses / credits;

On the other hand, being GAS a recognized support system to over-indebted, receives and handles requests for drafting and negotiation of payment plans between people over indebted and its creditors, seeking to avoid the inclusion of these people in the public list of executions.

Another performance of GAS, especially in preventive plan goes through aware and inform consumers about issues and basic financial concepts, useful to money management and family budget by conducting numerous actions of awareness and preparation of information flyers. These initiatives aim to give consumers the tools to prepare them to one economic and financial responsible decision-making that contribute to their quality of life and economic stability. (http://www.gerirepoupar.com)

GAS provides information and guidance in person, in an accessible and targeted way to all consumers. It is available at the headquarters in Lisbon and in regional offices in Minho, North, Coimbra, Santarém, Évora and Algarve. The consumer can also obtain information, ask questions or submit an application for intervention by GAS through telephone contacts: +351 21 371 02 28/29/38.