Vai para fora? (In)Forme-se cá dentro

13 abr 2018

No dia 18 de abril, pelas 11:00h, realizar-se-á na antiga sede da Associação Empresarial de Viana do Castelo - AEVC, o workshop “Vai para fora? (In)Forme-se cá dentro. Este workshop será dinamizado pela DECO e pela Unión de Consumidores de Galicia, que apresentará e discutirá questões turísticas que um consumidor português pode enfrentar em Espanha.

A parceria entre estas duas Associações nasceu em 2017 com o Orçamento Participativo Transfronteiriço de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. Desenhámos em conjunto o projeto “Felices en las compras” que teve como preocupação o comércio transfronteiriço.

Nesta fase posterior, debruçamo-nos sobre o turismo entre Minhotos e Galegos que, com frequência, passam a fronteira para passear, comprar ou passar férias.

Apesar da proximidade entre estes consumidores, a verdade é que os países são diferentes, pelo que tem práticas e normas distintas. Foi com esta consciência que a DECO Minho e a Unión de Consumidores de Galicia realizaram em Pontevedra, no passado dia 10, um workshop para consumidores espanhóis, tendo-se debatido questões turísticas em Portugal, como restauração, alojamento, autoestradas, táxi, transporte individual em veículos descaracterizados, transportes coletivos. Foi, também, prestada informação sobre como e como os turistas podem reclamar caso ocorra algum problema de consumo no nosso país.