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Serviços públicos essenciais

Public Services

Regulamento ainda não garante a proteção dos consumidores

No dia 3 de dezembro entrou em vigor o Regulamento de Relações Comerciais de Águas e Resíduos da ERSAR, uma reivindicação bastante antiga da DECO. A falta de harmonização das regras aplicáveis no setor da água tem conduzido a desequilíbrios neste setor, o que se tem refletido negativamente no relacionamento entre as entidades gestoras e os consumidores.

Sessões informativas “Emagreça a fatura de água”

Fazer um consumo eficiente da água, evitar o desperdício doméstico, reduzir as perdas e como interpretar a fatura são questões centrais a abordar nos workshops “Emagreça a fatura de água”.

Inquéritos de empresas de energia: consumidores não são obrigados a responder

Surveys of power companies: consumers are not required to respond

Algumas empresas fornecedoras de serviços estão a pedir aos novos clientes para responderem a um questionário para entregar ao Fisco. A DECO considera que os consumidores não são obrigados ao seu preenchimento. 

Some companies providers of  services are asking new clients to respond to a questionnaire for them to deliver to the Treasury. DECO considers that consumers are not obliged to fill it out.

Água

Preços e perdas

Águas residuais

Qualidade em causa

Eletricidade

Leilões DECO

Gás de botija

Mais hipóteses de escolha 

Gás e eletricidade

Cláusulas abusivas

O (ob)escuro processo da mudança de comercializador de energia

The unclear process of changing energy supplier

 

Para responder às dúvidas e para ajudar a resolver conflitos, a DECO lança, hoje, a sua página informativa e reivindicativa ENERGIZAR sobre a mudança de comercializador de energia.

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To answer questions and to help resolve conflicts, DECO launches, today, its claim and informative page ENERGIZE about changing of energy supplier.

Serviços postais

Assegurar a qualidade

Publicações sobre Serviços públicos essenciais

O gás perdido dos consumidores

21 out 2015

The lost gas of consumers

Foi recentemente publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 244/2015, de 19 de outubro, que visa a efetiva implementação das bases gerais da organização e funcionamento do Sistema Petrolífero Nacional.

It was recently published in the Official Law Journal No. 244/2015 of 19 october, that aimed the effective implementation of the general basis of organization and functioning of the National Petroleum System.


18 MILHÕES ADORMECIDOS...

09 set 2015

Ainda se encontram cerca de 18 milhões de euros de cauções por restituir aos consumidores que tinham contratos de serviços de eletricidade, gás canalizado e água, celebrados até 1999.

Consumidores de Beja e Aljustrel queixam-se de má qualidade da água

14 ago 2015

Uma água que sai das torneiras com “cheiro intenso a terra e sabor a mofo” é a queixa mais frequente dos consumidores servidos pela rede pública dos municípios de Beja e Aljustrel. As reclamações sobre a qualidade da água proveniente da Barragem do Roxo avolumaram-se, uma vez mais, nos últimos dias.

Câmara Municipal de Évora cobra consumos de água com mais de 6 meses

13 jul 2015

A DECO - Delegação Regional de Évora, atenta aos Direitos dos Consumidores, alerta para a cobrança de consumos de água com mais de 6 meses, considerados consumos prescritos.

DECO quer baixar fatura energética com novo leilão

12 mai 2014

Para ajudar os consumidores a reduzir a fatura da eletricidade e do gás natural, a DECO resolveu realizar um segundo leilão, cujo prazo de inscrição começa hoje.

Leilão energia

01 mai 2014

Análise da ERSE reforça conquista do leilão da DECO

Gás engarrafado: consumidores pagam gás que não usam

23 abr 2014

Numa botija de butano existem sempre cerca de 300 gramas de gás que são devolvidos à marca. Mas se aquela só for usada num esquentador, a quantidade de gás que não é queimado e volta para a marca ronda os 3 quilos. Para quem compra uma botija por mês, representa um desperdício até € 72 anuais, que corresponde ao custo de quase 3 garrafas de gás.

Gás engarrafado: DECO e consumidores vão partilhar preços

04 fev 2014

A DECO desenvolveu um portal onde os consumidores podem encontrar um mapa de Portugal e da Madeira com mais de 1000 pontos de venda de gás engarrafado e os preços praticados.

TDT: DECO leva ANACOM a tribunal por falhanço na mudança

22 out 2013

A DECO intenta hoje uma ação contra a ANACOM e pede que a entidade reguladora seja condenada a pagar uma indemnização global de 42 milhões de euros pelos danos causados aos consumidores.