Notícias

Supermercados online: custos da entrega ao domicílio

Analisámos a informação sobre os custos de entrega ao domicílio de 11 supermercados online. Alguns só informam o consumidor na altura da finalização da encomenda. Conheça as diferenças entre supermercados.

  • Dossiê técnico
  • Fátima Martins
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Alda Mota
21 dezembro 2021
  • Dossiê técnico
  • Fátima Martins
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Alda Mota
Entrega de cabaz com produtos de supermercado.

iStock

Os supermercados online podem ser uma grande ajuda para quem não tem tempo ou possibilidade de se deslocar a uma loja física, e para quem prefere comprar comodamente, sem sair de casa. Algumas cadeias a operar em Portugal procuraram adaptar-se às novas circunstâncias decorrentes do confinamento, criando novos serviços de entrega, como a recolha das compras nos parques de estacionamento dos espaços comerciais. Mas não precisa de sair e pode receber as compras em casa.

Para escolher o supermercado online, deve começar por verificar quais são os que entregam ao domicílio na sua zona e analisar as condições do serviço, em termos de prazos e de horários de entrega, para ver se são compatíveis com a sua necessidade e disponibilidade.

Comparar o nível de preços entre as lojas que entregam na sua zona é outro aspeto fundamental. Além do preço dos produtos, há que ter em conta o custo do serviço de entrega, que varia entre supermercados online e, com frequência, até no mesmo supermercado, por exemplo, em função do valor da encomenda, do período horário ou da zona de entrega.

CONHEÇA O SUPERMERCADO ONLINE QUE VENDE MAIS BARATO

Analisámos a informação do custo de entrega disponibilizada em 11 lojas que vendem em Portugal Continental, algumas com entregas ao domicílio em qualquer zona, outras com um raio de ação mais limitado. Quando não havia informação disponível nos sites ou esta era insuficiente, fizemos algumas simulações de compra para ver que informação era dada sobre os custos de entrega ao domicílio no momento da finalização da encomenda. 

Consumidor deve conhecer logo os custos de entrega

Existem requisitos legais de informação pré-contratual a cumprir pelos fornecedores de bens ou serviços, nos contratos celebrados à distância.

Nas compras realizadas pela internet, o fornecedor dos bens ou serviços, antes da celebração do contrato, deve facultar informação, de forma clara e compreensível, sobre o preço total dos bens ou serviços a fornecer e sobre os encargos relativos ao transporte, despesas postais ou de entrega. É mesmo imposto o requisito de, quando a encomenda implicar uma obrigação de pagamento, estas informações serem dadas imediatamente antes da conclusão da encomenda, para que o consumidor saiba exatamente o que vai pagar.

No nosso entender, além de os custos de entrega serem apresentados no checkout, esta informação deve estar disponível antes do início do processo de compra. Só assim poderá ser um verdadeiro critério de escolha para o consumidor. No entanto, constatámos que isso nem sempre se verifica quando se trata de supermercados online.

Procurámos nos sites dos 11 supermercados analisados e, por vezes, não foi fácil encontrar informação clara e concreta sobre o montante dos custos da entrega ao domicílio a suportar pelo cliente. Em algumas situações, só depois de nos registarmos e de simularmos uma encomenda é que conseguimos saber, de forma exata, quanto iria custar o serviço. Uma prática que consideramos não ser a mais adequada. O consumidor deve poder ter acesso a esta informação antes de iniciar o processo de compra.

Também verificámos que as tabelas de custos de entrega de alguns supermercados online são algo complexas, fazendo variar os valores cobrados em função de múltiplos fatores e até apresentando tabelas diferentes conforme a loja física que entrega. Alguma simplificação a este nível seria benéfica para o consumidor.

Apolónia

O Apolónia Online tem um âmbito regional, uma vez que as entregas estão limitadas a algumas localidades do Algarve. São feitas todos os dias, de segunda a domingo, entre as 9h00 e as 19h00, podendo o cliente verificar os horários disponíveis durante o processo de encomenda. Neste supermercado online, toda a informação sobre os custos de entrega é clara e está disponível antes de iniciar o processo de compra. É exigido um valor mínimo de compra de 75 euros. Acima deste valor, e até 125 euros, a entrega tem um custo de 6 euros. Para encomendas superiores a 125 euros, a entrega é gratuita. O consumidor também pode optar por recolher a sua encomenda numa loja, sem custos adicionais.

Auchan

O Auchan faz entregas em todo o território de Portugal Continental. A informação sobre os custos da entrega está disponível antes do início do processo de compra, como convém. Para receber compras de supermercado realizadas online, o consumidor pode escolher uma de quatro formas de entrega existentes: recolha no interior de uma loja, recolha no espaço drive, recolha num ponto pickup ou entrega em casa. As três primeiras opções têm todas o custo de 1,90 euros.

Para receber as compras em casa, as entregas estão disponíveis entre as 9h00 e as 23h00, em vários intervalos horários. O serviço custa 5,90 euros, para entregas de segunda-feira a sábado até às 20h00, e 7,90 euros para entregas ao domingo e encomendas expresso. Com as simulações de compra que fizemos, antes de finalizar a encomenda, pudemos comprovar que a entrega ao domicílio tem um custo de 5,90 euros, exceto no período entre as 20h30 e as 22h00 e ao domingo, em qualquer horário, em que custa 7,90 euros.

À semelhança do Continente, o Auchan também dispõe de packs de entrega que permitem aos clientes usufruir de um período de entregas ilimitadas sem custos adicionais. Neste caso, existe o Pack Entrega Leve 75 e o Pack Entrega Leve 40. O primeiro custa 16 euros e permite dispor de um número ilimitado de entregas durante três meses, sem custos adicionais, para encomendas de valor igual ou superior a 75 euros. O segundo custa 25 euros e permite um número ilimitado de entregas durante três meses, para encomendas de valor igual ou superior a 40 euros.

Comuniti

O Comuniti tem toda a informação sobre entregas bem detalhada e acessível antes do início do processo de compra. Este supermercado online faz entregas em todo o território de Portugal Continental, Açores e Madeira, mas os custos diferem entre estas regiões.

Para entregas em Portugal Continental, o custo do serviço de entrega ao domicílio depende do prazo de entrega e do valor da encomenda. Para entregas em 48 horas úteis, o envio é gratuito em todas as encomendas de valor superior a 50 euros. Encomendas entre 25 e 49 euros pagam 4,50 euros pelo serviço de entrega ao domicílio, e encomendas abaixo de 25 euros pagam 5,95 euros.

O serviço de entregas no mesmo dia está disponível nos distritos de Braga, Porto e Aveiro, para encomendas superiores a 50 euros, e tem um custo de 5,90 euros. Também há entregas no dia seguinte, em todo o território de Portugal Continental, para encomendas superiores a 50 euros, tendo este serviço um custo de 3,49 euros.

Os envios para as Regiões Autónomas são pagos em função do peso da encomenda.

Continente

O Continente Online efetua entregas em toda a área de Portugal Continental. Ao adicionar a morada, o consumidor consegue ver a gama disponível para a sua localização geográfica, bem como as diferentes modalidades de entrega, nomeadamente a entrega ao domicílio e/ou recolha em loja – Click&GO.

O custo do serviço de entrega ao domicílio depende do dia, do período horário e da área de entrega, conforme consta no menu "Ajuda", na resposta à questão “Qual é o custo de entrega de uma encomenda online?”. No entanto, neste supermercado não é possível saber o valor concreto a pagar pelo serviço de entrega sem avançar com o processo de compra. Tal como é dito na resposta à questão “Quais são os horários de entrega do Continente Online?”, na "Ajuda", no momento de finalizar a encomenda “são apresentados os horários de entrega disponíveis em cada dia (com o respetivo valor da taxa de entrega)”.

Apesar de o valor da entrega variar em função de diferentes fatores, seria uma boa prática disponibilizar informação para que o consumidor pudesse saber, pelo menos, os valores mínimo e máximo que o Continente Online cobra pela entrega ao domicílio, antes de iniciar a compra.

Com as simulações efetuadas, encontrámos custos de entrega de 4,99, 5,99 e 6,99 euros, variando de acordo com o dia da entrega, o período horário e a localização. Por exemplo, para uma entrega em Lisboa, numa quarta-feira, no período entre as 18h00 e as 20h30, era indicado um custo  de 5,99 euros, mas se fosse entre as 18h00 e as 22h30 eram 4,99 euros. Ao domingo, nos mesmos horários, a entrega custava mais um euro.

Outra possibilidade dada pelo Continente Online é o serviço EntregaZero. Se o cliente tiver este serviço ativo, não lhe será cobrado nenhum custo de entrega extra. Para tal, poderá adquirir um dos dois packs disponíveis: o pack EntregaZero 100 Dias, que custa 26,90 euros e dá direito a 100 dias de entregas ilimitadas sem custos adicionais, e o pack EntregaZero Anual, por 89,90 euros e permite 365 dias de entregas ilimitadas sem custos adicionais. Ambos os serviços pressupõem um valor mínimo de encomenda de 35 euros.

E.Leclerc

Um dos piores exemplos é o E.Leclerc Online, onde não encontrámos nenhuma informação prévia sobre os custos da entrega. Se quisermos comprar online nesta insígnia, temos de começar por selecionar um dos 13 hipermercados que têm o serviço, aquele que for mais próximo, e ver se faz entregas ao domicílio na zona pretendida. Mas não se consegue saber o valor cobrado pela entrega antes de iniciar o processo de compra. Constatámos que esta despesa só é indicada no momento de finalizar a encomenda, e que pode variar conforme o hipermercado que entrega. Por exemplo, segundo os resultados das nossas simulações, uma entrega na zona do Seixal custa 2,50 euros; se for em Braga ou em Oeiras são 5,90 euros.

Nas Condições Gerais de Venda do E.Leclerc, a única informação dada é que “Para receber a sua encomenda em morada por si indicada, e sempre que tal serviço seja disponibilizado pela Loja, o cliente deve seguir as instruções constantes do anexo Condições Gerais de entrega ao domicílio”. Contudo, não encontrámos o referido anexo em parte alguma do site. Para sabermos o valor cobrado pela entrega tivemos de fazer simulações de compra.

El Corte Inglés

Quem visita o site do El Corte Inglés tem acesso a toda a informação sobre as modalidades e os custos de entrega de encomendas realizadas no supermercado online antes de iniciar o processo de compra.

Se comprar no supermercado online, o consumidor poderá optar por receber as compras em casa ou levantar na loja. A entrega ao domicílio tem o custo de 6,90 euros para pedidos de valor inferior a 140 euros (ou inferior a 100 euros se o pagamento for com o cartão de crédito El Corte Inglés). Para encomendas de valor igual ou superior a 140 euros (ou igual ou superior a 100 euros se o pagamento for com o cartão de crédito El Corte Inglés), a entrega é gratuita. Para quem subscrever o serviço El Corte Inglés Plus, por 19,90 euros, a entrega de encomendas de supermercado a partir de 70 euros é gratuita durante um ano.

O cliente também pode optar pelo Click&Car, o serviço de compras online e recolha em loja do El Corte Inglés. É um serviço gratuito e válido para compras superiores a 10 euros.

Froiz

Na loja online dos supermercados Froiz, toda a informação sobre modalidades e custos de entrega de compras realizadas online é clara e está acessível antes de iniciar o processo de encomenda.

Este supermercado online, à semelhança do Apolónia, tem um âmbito regional. Neste caso, só existe serviço de entrega ao domicílio em algumas localidades do norte do País. É referida a realização de entregas nos seguintes municípios: Porto, Gondomar, Valongo, Maia, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e arredores, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Caminha, Valença, Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Braga, Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira e arredores, Ovar e arredores.

É possível optar entre a entrega ao domicílio e a recolha das compras na loja. Em ambos os casos, o cliente poderá escolher a faixa horária de entrega numa tabela de disponibilidade que é mostrada antes da conclusão da encomenda. São realizadas entregas de segunda-feira a sábado, exceto feriados.

O serviço de entrega ao domicílio tem um custo de 4 euros, para compras abaixo dos 50 euros. Em compras de montante igual ou superior a 50 euros e inferior a 100 euros, a entrega custa 2 euros, e é gratuita em compras a partir de 100 euros. Quem optar por recolher a encomenda numa loja não tem custos adicionais.

Intermarché

Outro supermercado online onde o consumidor só consegue saber quanto vai pagar pela entrega ao domicílio no momento de finalização da encomenda é o Intermarché.

Neste caso, nas Condições Gerais de Venda, consta que “Independentemente da opção de entrega escolhida pelo Cliente, serão devidos custos de preparação e entrega, os quais são indicados ao Cliente no momento da finalização da encomenda”, e também que “Os montantes das taxas de preparação e de entrega podem variar em função, por exemplo, do método de entrega, valores ou quantidades encomendadas”.

Já nas "Perguntas e Respostas", na questão “Qual é o preço do valor das despesas de entrega?”, esclarece-se que “As despesas de entrega dependem do ponto de venda que irá efetuar a entrega e do período horário escolhido”, e é dada a indicação “Para consultar os valores dirija-se à página principal e clique em “Consultar horários e tarifários”. Bem procurámos, mas não conseguimos encontrar esta informação sem simular uma compra.

Na loja online do Intermarché, o consumidor também começa por escolher uma loja Intermarché, introduzindo o seu código postal ou localidade, e fica a saber quais são as modalidades de entrega disponíveis. A entrega ao domicílio apenas existe em algumas lojas e abrange uma área limitada.

Fizemos a experiência de selecionar algumas lojas com entrega ao domicílio para ver se tinham informação sobre o custo deste serviço. O melhor que conseguimos, sem colocar as compras no carrinho, foi saber o montante mínimo de encomenda que exigem, e que a primeira entrega é gratuita a partir de um determinado montante em compras, sendo ambos os valores variáveis conforme a loja. Para saber ao certo o valor cobrado pela entrega em casa, só avançando com o processo de encomenda. 

Fizemos uma simulação com entrega pelo Intermarché Estoril e ficámos a saber que esta loja exige uma encomenda mínima de 40 euros e cobra 5 euros por levar a casa, sendo a primeira entrega gratuita numa compra a partir de 100 euros.

Minipreço

Atualmente, de acordo com a informação presente no site, o Minipreço Online faz entregas em 58 concelhos, distribuídos de norte a sul de Portugal Continental. Neste supermercado online, toda a informação sobre modalidades e custos de entrega é clara e está acessível a quem visite o site, sem necessidade de iniciar o processo de compra.

Quem encomendar até às 17h00 pode receber as compras no mesmo dia (se houver disponibilidade de horários na sua área de entrega). As vagas disponíveis aparecem no final do processo de compra e pode-se escolher a que se prefere: das 10h00 às 11h30, das 11h30 às 13h00, das 13h00 às 14h30, das 14h30 às 16h00, das 16h00 às 17h30, das 17h30 às 19h00 e das 19h00 às 20h30.

Se a compra atingir um valor igual ou superior a 50 euros, a entrega ao domicílio é gratuita. Se for inferior a 50 euros, a entrega tem um custo associado de 5,90 euros. Também é possível optar por recolher a encomenda na loja Minipreço mais próxima sem qualquer custo, independentemente do valor da compra.

Pingo Doce

O supermercado online do Pingo Doce está no Mercadão, um centro comercial online que também tem outras lojas. No Mercadão, a informação sobre os custos de entrega é clara e está acessível sem ter de iniciar uma compra.

O Mercadão anuncia que realiza entregas em cerca de meia centena de concelhos de Portugal Continental e da Madeira. A entrega é sempre grátis para compras acima de 100 euros, qualquer que seja a loja. Para compras de valor inferior, o custo da entrega varia conforme a loja. No caso do Pingo Doce, são 5 euros em encomendas Expresso (entrega feita a partir de quatro horas após encomendar) e 6,50 euros em encomendas Super-Expresso (entrega em duas horas).

Spar

O supermercado online da insígnia Spar tem uma cobertura territorial muito limitada, baseada em cerca de uma dezena de lojas físicas que, em Portugal Continental, de acordo com a informação disponível no site, fazem entregas apenas num raio de cinco quilómetros.

É exigido um mínimo de 20 euros em compras, e a entrega ao domicílio tem um custo de 4 euros.

Vantagens de comprar em supermercados online

Numa época de pandemia, em que se pede o distanciamento social, as compras online acabam por ser bastante vantajosas. Mas, mesmo depois da situação passar, comprar através da internet pode continuar a ser uma opção interessante. Apresentamos algumas vantagens de comprar num supermercado online.

  • É cómodo. Pode comprar tudo o que necessita, no conforto do seu lar, sem necessidade de sair de casa.
  • É rápido. Se comprar online economiza tempo. Não precisa de ir ao supermercado, percorrer todas as prateleiras para escolher os produtos e esperar em longas filas para pagar. Ao fazer a compra online pode gastar poucos minutos a colocar tudo no carrinho de compras.
  • Não precisa de usar o carro ou transportes públicos. É sempre uma desvantagem ter de conduzir até ao supermercado, encontrar um lugar para estacionar e, claro, gastar combustível. Também não é prático andar com sacos de compras nos transportes públicos, que muitas vezes nem existem ou ficam demasiado longe. Ao fazer a compra online livra-se destes incómodos.
  • Pode fazer uma compra do tamanho que quiser. Num supermercado online, pode comprar a quantidade que desejar porque não precisa de carregar as compras. 
  • É fácil repartir as compras por vários supermercados. Ao optar pelo online, sem grande esforço, pode comparar a oferta e os preços de diferentes lojas, e comprar o que pretende onde for mais conveniente. Mas não perca de vista os custos de entrega. 
  • Evita o neuromarketing. Quando entramos num supermercado físico, somos expostos a estímulos que visam fazer-nos comprar mais do que desejamos e adquirir coisas de que não precisamos. As técnicas de neuromarketing são truques para estimular o instinto de compra. Alguns exemplos destas técnicas são: disponibilizar carrinhos enormes para que a pessoa sinta necessidade de os encher; colocar os produtos mais caros na prateleira ao nível dos olhos; colocar guloseimas juntos às caixas. Ao comprar nos supermercados online, o consumidor é menos afetado por estes truques de marketing.
  • Pode comparar todos os produtos sem pressa. Nos supermercados online pode dedicar o tempo que quiser a olhar para um determinado produto e a procurar outras alternativas, na mesma loja ou em várias lojas, comparando os preços e as características.
  • A qualquer momento, pode ver a conta. Num supermercado físico, ou é muito organizado ou vai andando de prateleira em prateleira sem saber o valor da conta que está no carrinho e só sabe quando chega à caixa. Assim, é fácil ultrapassar os limites e comprar coisas sem necessidade. Na internet, pode colocar ou remover produtos do carrinho de compras e ir equilibrando a conta com o orçamento.
  • Pode guardar a lista de compras. Em geral, nos supermercados online pode gravar uma lista e usá-la, da próxima vez, podendo adicionar ou remover produtos ou alterar quantidades. Deste modo, o processo de compra torna-se ainda mais rápido.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.