Notícias

Supermercados: Jumbo reforça a liderança nos preços

23 setembro 2015 Arquivado
supermercados

Arquivado

Visitámos 480 supermercados e a cadeia Jumbo continua a praticar os preços mais baixos, logo seguido pelas lojas do Pingo Doce. Na morada certa, poupa 350 euros por ano. Lisboa, Faro e Santarém são os distritos com as maiores diferenças de preço.

Ao sabor da concorrência

Porto e Coimbra são as regiões onde a competição pelo título de mais barato é mais renhida. O combate trava-se ao cêntimo. Encontrámos respetivamente cinco e quatro campeões com índices 100 em, pelo menos, um dos cabazes analisados. Também descobrimos três vencedores distintos em Castelo Branco e três em Évora. O “papa-taças” é o Jumbo, ao conquistar o índice 100 nas compras do cabaz só com marcas de fabricante em oito distritos. Na luta individual e para o mesmo carrinho, segue-se o Pingo Doce. Apresenta o preço mais baixo em cinco distritos. O Pão de Açúcar arrebata a vitória em quatro distritos. O Continente, o Minipreço e o Lidl só conseguem acompanhar os melhores e brilhar na passadeira dos preços baixos com uma loja: Continente, em Viana do Castelo, Minipreço, em Castelo Branco, e Lidl, em Évora.

Para o cabaz recheado com as marcas mais económicas, assistimos a um choque de titãs. Também aqui o Jumbo bate a concorrência. Vence em toda a linha em nove distritos. Brilha sobretudo no Porto, onde apresenta quatro lojas com os preços mais vantajosos para os fãs deste cabaz. No pódio, seguem o Pão de Açúcar e o Pingo Doce, com lojas vencedoras em quatro distritos.

Como noticiámos no momento certo, a DECO encerrou a campanha Poupe no Cabaz sem acordo. Mais de 560 mil consumidores juntaram-se à causa, mas nenhuma cadeia respondeu a todos os requisitos. Não baixamos os braços e prometemos continuar a lutar por soluções para ajudar na terceira maior despesa dos agregados familiares.