Notícias

Supermercados: clientes do El Corte Inglés são os mais satisfeitos

21 abril 2014
estudo da deco a supermercados

21 abril 2014

Segundo a opinião de 1500 consumidores, os clientes do El Corte Inglés e do Jumbo, seguidos de perto pelos do Pingo Doce são os que se revelam mais satisfeitos com o supermercado onde fazem as compras.

Os inquiridos apontam o preço e a qualidade dos produtos como os dois critérios que mais pesam na escolha de um supermercado. Contudo, o El Corte Inglés é a cadeia que deixa os clientes globalmente mais satisfeitos, apesar de o preço ser o critério que menos satisfaz os clientes deste supermercado.

Numa análise por cadeia, o preço surge como o principal fator de escolha para os clientes do Pingo Doce, Continente, Continente Modelo, Lidl e Minipreço. A qualidade dos produtos em geral e dos frescos (por exemplo, carne e peixe), em particular, são o segundo e terceiro critérios que mais importância têm na escolha do supermercado. Já a existência de caixas self-service, de um serviço de entrega de compras ao domicílio e a existência de refeições preparadas, frescas ou congeladas, são os fatores que menos influenciam a escolha da loja. Apesar de valorizadas, as promoções não estão entre os critérios com maior peso na escolha da loja.

Quanto à satisfação com os supermercados é, em geral, elevada. A cadeia com os clientes mais satisfeitos é o El Corte Inglés e a que revela menos é a Spar. Ainda com uma satisfação bastante acima da média encontra-se quem compra nas lojas da cadeia Jumbo e, em menor medida, nas do Pingo Doce. No outro extremo, com uma satisfação bastante inferior à média, estão, além dos clientes dos supermercados Spar, os do Minipreço e os do Lidl. Quem faz compras no Meu Super e no E. Leclerc também revelou uma satisfação global inferior à média.