Notícias

Analisámos mais de 1600 produtos em promoção nos supermercados

Menos produtos no final da promoção

Reunimos os folhetos de 30 estabelecimentos das cadeias Aldi, Continente, Continente Modelo, E.Leclerc, El Corte Inglés, Intermarché Super, Jumbo, Lidl, Minipreço e Pingo Doce, de 17 concelhos. Escolhemos, no mínimo, 50 artigos de três categorias: alimentação e bebidas, higiene pessoal e beleza, e limpeza do lar. De seguida, fomos verificar a sua presença nas prateleiras, durante o período da promoção. Visitámos as lojas no início, no meio e no final da campanha. Em geral, estas tinham a duração de uma semana, mas, nalguns casos, constavam dos folhetos produtos em promoção por tempo mais limitado. Incluímos alguns na nossa análise, mas a sua presença só foi confirmada uma ou duas vezes.

Constatámos que, da totalidade de artigos que controlámos, 14% não podiam ser comprados, pelo menos, numa das vezes em que os procurámos. Quanto mais perto do final da promoção, mais estavam em falta. Dos 30 estabelecimentos visitados, só três nunca apresentaram falhas: El Corte Inglés, em Lisboa, e Intermarché Super, na Rua Quinta de Alcântara, e Pingo Doce, na Av. Leonor Fernandes, ambos em Évora. Já no Aldi da Rua Sacadura Cabral, em Coimbra, no E.Leclerc da Rua Tristão Vaz Teixeira, em Valongo, e no Intermarché Super da Rua Prof. José Bonaparte, em Vila Nova de Gaia, menos de 70% dos produtos estiveram sempre à venda.