Notícias

Analisámos mais de 1600 produtos em promoção nos supermercados

Cuidados com as promoções

Apesar de não termos detetado muitas falhas na afixação dos preços nas lojas e nos valores cobrados, convém ter alguns cuidados, para evitar levar um produto que não esteja em promoção ou pagar a mais por um artigo que apresente desconto.

Confirme se o produto que vai comprar é mesmo o que está em promoção. Leve consigo o folheto e leia atentamente a informação de preços no supermercado. Por vezes, há diferentes variedades ou capacidades do mesmo artigo lado a lado (por exemplo, embalagens de 900 ml e de 1000 ml) e podem não estar todas em promoção: certifique-se de que compra a correta. Em caso de dúvida, pergunte a um funcionário.

Para evitar que fiquem prateleiras vazias, é comum os espaços serem ocupados com produtos que podem não estar em campanha, mas nem sempre as etiquetas dos preços são atualizadas. Tal pode levar a que esteja um artigo sem promoção no espaço onde antes tenha estado outro com desconto, e induzir o consumidor em erro. Verifique se a etiqueta do preço corresponde ao que vai levar.

Quando a promoção se aplica só a embalagens de maior capacidade ou com mais unidades, faça as contas e comprove se compensa. Para tal, compare o preço por unidade, por litro ou por quilo. De seguida, analise face a embalagens do mesmo produto com menos unidades ou menor capacidade. Mais: no caso dos detergentes para a roupa, por exemplo, só convém optar por embalagens grandes se contar gastá-las num prazo que não vá além dos três meses. Caso contrário, o produto começa a perder qualidades.

Na caixa, confira o talão de pagamento. Os descontos tanto podem aparecer claramente indicados, como ser difícil entender se foram aplicados. Em caso de dúvida, pergunte ao operador da caixa.