Notícias

Transportes públicos: conheça multas e descontos

Descontos para estudantes do ensino superior

Todos os estudantes do ensino superior, público ou privado, até aos 23 anos (inclusive) beneficiam de desconto nos transportes públicos com o passe sub23@superior.pt.  

O que é o passe sub23@superior.pt

É um título de transporte criado em 2009 para todos os estudantes do ensino superior até aos 23 anos. Caracteriza-se por ser vendido a um preço mais baixo (em 2009, o desconto era de 50% em relação ao valor da tarifa inteira dos passes mensais em vigor) e permite o acesso ao transporte nas mesmas condições dos restantes títulos de transportes mensais em vigor.

Em 2012, o acesso a este passe ficou disponível apenas para estudantes beneficiários de ação social direta no ensino superior ou inseridos em famílias de baixos rendimentos.

Quem pode beneficiar

Desde 1 de setembro de 2017 o passe sub23@superior.pt passou a abranger de novo todos os estudantes do ensino superior, desde que matriculados e com idade até 23 anos (inclusive).

Quais os descontos

O passe sub23@superior.pt tem desconto de 60 % para os estudantes beneficiários da ação social direta no ensino superior e de 25 % para os restantes estudantes do ensino superior, sobre os preços dos passes mensais em vigor. Defendemos que os descontos devem ser extensíveis a todos os estudantes, independentemente da idade.

Como beneficiar dos descontos

Os estudantes devem apresentar uma declaração (declaração de matrícula sub23) emitida pelo estabelecimento de ensino e entregá-la na empresa de transportes para emissão do cartão sub23. O cartão é emitido por um período máximo de 4 anos (até ao final do mês em que o estudante completa 24 anos).

No início de cada ano letivo, para beneficiar dos descontos, é necessário apresentar ao operador de transportes uma nova declaração do estabelecimento de ensino.