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Telecomunicações dominam reclamações em 2020

Três em cada dez reclamações registadas este ano no portal Reclamar estavam relacionadas com comunicações eletrónicas. Só dos quatro operadores de telecomunicações foram recebidas pela DECO PROTESTE mais de 6 mil queixas.

  • Texto
  • Ana Santos Gomes
23 dezembro 2020
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
tablet insatisfação

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MEO e NOS lideram a lista das empresas mais reclamadas em 2020 na plataforma Reclamar. Conflitos relacionados com a fidelização de clientes, a qualidade do serviço e a faturação motivaram grande parte das reclamações recebidas na página onde cada consumidor pode registar gratuitamente a sua queixa, para que possamos fazer chegar todas as reclamações aos respetivos destinatários. Até 15 de dezembro, registámos 27 503 reclamações.

Registe a sua queixa na plataforma Reclamar 

Só a MEO registou, ao longo deste ano, 2598 reclamações, enquanto a NOS motivou 2048 queixas na plataforma Reclamar. A Vodafone, que surge em quarto lugar no ranking das empresas com mais reclamações, contou com 1349 registos.

Também os CTT marcam presença no pódio das empresas mais reclamadas em 2020, com 1546 apresentadas até 15 de dezembro. Atrasos na distribuição postal e problemas no desalfandegamento de encomendas foram as motivações mais frequentes das queixas registadas.

Gráficos portal reclamar 


Num ano marcado pelo confinamento de muitas famílias e pela intensificação das compras online, os atrasos com a entrega de encomendas foram uma constante em muitas reclamações feitas ao longo dos últimos meses. A plataforma Reclamar registou 7120 reclamações no setor dos bens de consumo, onde se destacam o atraso na receção de produtos adquiridos através da internet e os problemas com a devolução de artigos e com pedidos de reembolso.

Com 1159 queixas registadas ao longo do ano, a TAP ocupa o quinto lugar das empresas mais reclamadas, num contexto de pandemia que obrigou ao cancelamento de muitas viagens e à alteração abrupta de agendamentos. As dificuldades sentidas na remarcação de voos e no reembolso de montantes já pagos e as dificuldades de comunicação com a companhia aérea intensificaram a indignação dos consumidores. O segmento de Viagens e Lazer chegou mesmo a motivar a apresentação de 2293 queixas no portal Reclamar em 2020.

Em média, as empresas demoraram 8 dias a responder às reclamações encaminhadas através da plataforma. Algumas situações obrigaram à intervenção da DECO PROTESTE, que assegurou a mediação dos conflitos de consumo. Em 2020, 79% das reclamações foram encerradas com sucesso.

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