Sites de produtos usados com bons negócios

Início
Dos 30 produtos que anunciámos, conseguimos vender 10: quatro no olx.pt, três no custojusto.pt e mais um em cada uma das restantes plataformas. Uma semana após a inserção dos anúncios (com preço 40% inferior ao de compra), na falta de comprador, baixámos o preço em 70 por cento. A estratégia resultou.
Três quartos dos consumidores já compraram produtos em segunda mão e cerca de metade puseram artigos à venda, revelou o nosso inquérito sobre consumo colaborativo em 2015. Na maioria dos casos, recorrem a sites de classificados ou aplicações de telemóvel para venda (99%) e compra (79%). Livros, roupa e produtos eletrónicos estavam no topo dos mais desejados.
Os serviços de classificados são uma oportunidade para se desfazer de objetos que enchem os armários. Para os compradores também são interessantes, pois descobrem produtos ainda em bom estado por um bom preço. Todos ganham, desde que estejam atentos para evitar fraudes.
Vendemos um terço dos artigos anunciados
O processo para criar anúncios é simples, mas exige trabalho de preparação. Leia os termos e condições do serviço. As plataformas privilegiam o contacto por formulário e apenas algumas disponibilizam e-mail. Incluem também uma secção com questões frequentes (FAQs).
Todos dizem não se responsabilizar por fraude ou conflito entre utilizadores, mas, com exceção do segunda-mao.net, apresentam conselhos. O grandemercado.pt incita, e bem, a denunciar fraudes à polícia e ao próprio portal.
Depois de se registar, escolha a categoria (roupa e acessórios, eletrónica, artigos para bebé, etc.), um título atrativo, além da descrição tão detalhada quanto possível do produto. Insira uma ou várias fotos a dar conta do estado do artigo e defina um preço. Algumas plataformas incluem a opção “licitar”, para quem opte por leilões (coisas.com e grandemercado.pt). Todas exigem que se registe com os seus dados. Caso não pretenda a transmissão dos dados pessoais para fins de marketing e publicidade de terceiros ou do serviço, deve solicitá-lo.
A publicação de um anúncio simples é gratuita. Mas pode pagar uma quantia para lhe dar algum destaque e aumentar a probabilidade de conseguir vender (colocando-o no topo da lista de anúncios, numa caixa, etc.). Pode ser interessante pagar um destaque se, ao fim de uma semana, ainda não tiver vendido o produto. O coisas.com cobra uma comissão de 5,5% sobre cada venda.
O melhor da experiência
|
O pior da experiência
|