Notícias

Repair Café dá nova vida aos velhos eletrodomésticos

Eletrodomésticos, velhos aparelhos, brinquedos, e muitos outros objetos domésticos podem ter uma nova vida. Conheça o Repair Café, um grupo de voluntários que repara (quase) tudo.

  • Texto
  • Ricardo Nabais e Nuno César
03 janeiro 2020
  • Texto
  • Ricardo Nabais e Nuno César
Rafael Calado coordenador do Repair Café

Victor Machado

Há três anos, um grupo de voluntários reuniu-se para concretizar uma ideia: e se os objetos do quotidiano, sejam eles utilitários, sejam destinados ao nosso entretenimento, prolongassem o seu tempo de vida, em vez de serem deitados fora? O sonho materializou-se no Repair Café, iniciado em Lisboa, mas também já realizado no Porto. Hoje, os voluntários já se contam às dezenas, habilitados a reparar aspiradores, máquinas de café, televisores, ou até roupa e outros objetos que poderíamos considerar no grupo dos vintage, como gira-discos.

À chamada das conferências Visões do Futuro, realizadas em outubro de 2019, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, responderam nove voluntários para reparação. Os habilitados para lidar com os eletrodomésticos foram dominantes: cinco voluntários disseram presente. Seguiu-se a eletrónica, com dois e, para “casos” de costura e de carpintaria, um para cada área.

A convocatória e as inscrições fizeram-se, como sempre, pelas redes sociais. Apesar de tudo, recorda – em conversa por e-mail – Rafael Calado, o coordenador, houve necessidade de triagem antes de poderem aceitar todas as reparações: “Assim, não tivemos muitas surpresas, apesar de terem aparecido algumas pessoas sem marcação.” Mas, obviamente, ninguém ficaria de fora. Até porque esta era “uma edição especial”  do Repair Café. 

Varinhas mágicas e bonecas com som reparadas

Acabaram por chegar ao local 50 pessoas. Quase metade estavam lá pelas reparações. Os restantes pelo apego à curiosidade. Sinal de sucesso da iniciativa? É muito provável. Na altura, já se preparavam conversações para alargar o conceito a Mértola, por exemplo. Pelas mesas de operações do Repair Café das Visões do Futuro, passaram máquinas de café, varinhas mágicas, uma caixa de máquina de costura de madeira, um piano elétrico, roupa a precisar de ajuste... E houve grandes desafios: “Os mais complexos foram uma boneca com som, muito antiga, com um minidisco de vinil interno, e um piano elétrico, que deu muita luta”, descreve Rafael Calado.

Alguns dos aparelhos estavam até fora da lista, e não eram esperados. Foi o caso de um outro clássico, mais recente, destronado pelos sistemas de infoentretenimento nos automóveis, um autorrádio. E ainda duas varinhas e uma chaleira, todas elétricas. No total, dos 25 aparelhos e objetos candidatos a uma nova vida, 20 saíram revigorados. 

Já está a separar alguns tarecos de casa para os levar a esta oficina? Para se inscrever, procure no Facebook por Repair Café Lisboa. É aí que se transmite a informação fundamental sobre a iniciativa.   

Ajude-nos a lutar contra a tendência dos fabricantes em lançarem para o mercado produtos com data de prazo muito curta. É a chamada obsolescência programada, ou prematura.

Denuncie aparelhos com avarias antes do tempo

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós


 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.