Notícias

Quer ajudar a reduzir o plástico? Participe nestas iniciativas

É urgente reduzir a utilização do plástico e a DECO aceitou este desafio. Em junho, foram apresentadas duas ações que visam alertar e ajudar a resolver este problema. Conheça-as, participe e divulgue-as.

  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
17 junho 2019
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
saco de legumes

Um dos maiores desafios da sociedade atual é a redução do plástico. A utilização excessiva deste material e posterior falha no processo de reciclagem tem levado a que grande percentagem acabe nos oceanos, com um profundo impacto nos ecossistemas marinhos. Como tal, é importante mudar hábitos de encontrar alternativas ao plástico.

Foi a pensar neste problema que a DECO desenvolveu duas ações, que irão decorrer durante o verão.

Junte-se ao movimento #plasticoamais

Convidamos todos os consumidores a juntarem-se à DECO para exigir que as empresas eliminem ou apresentem alternativas para as embalagens com plástico a mais. E como? Através da partilha de fotografias de produtos embalados em excesso de plástico. Podem enviar as imagens por e-mail para plasticoamais@deco.pt ou partilhá-las nas redes sociais (Facebook ou Instagram) com a hashtag #plasticoamais.

 

reduçao plasticos

Carolina Gouveia, da DECO, apresentou a campanha na conferência “Por um Algarve mais saudável: como lidar com os plásticos marinhos”.

 

As fotografias serão encaminhadas para os respetivos produtores, para que apresentem soluções de redução do plástico ou alternativas de embalagem. Uma semana após o início da ação, a DECO já tinha recebido 235 denúncias e mais de 300 fotografias.

produtos plastico

Pães de leite em embalagens de plástico individuais e dentro de outra maior e tomate vendido em caixas de plástico são exemplos de excesso de embalagem que consumidores partilharam.

 

 

Plástico à Vista! Livre-se Dessa Espécie!

A delegação do Algarve da DECO, em colaboração com o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) apresentou, dia 6 de junho, a campanha “Plástico à Vista! Livre-se Dessa Espécie!”. O objetivo é mobilizar o consumidor para os impactos do plástico nos ecossistemas marinhos locais, incentivando à mudança. Apesar de se tratar de um desafio global, a intervenção local é um passo importante na proteção dos ecossistemas da costa Algarvia uma vez que 90% do lixo encontrado nas praias algarvias é de plástico.

Através da utilização de imagens da região, expostas em vários pontos da cidade de Faro, são visíveis os efeitos do plástico. A DECO procura, assim, sensibilizar os consumidores, para que alterem comportamentos relativos ao consumo do plástico, uma vez que a participação de cada um contribuirá para uma região mais sustentável, limpa e saudável. Além dos consumidores, a DECO também irá reunir-se com empresas e decisores políticos, para também os sensibilizar para a problemática do excesso de plástico.

A campanha foi apresentada, dia 6 de junho, numa conferência que contou com oradores de entidades de renome da região. Foi ainda inaugurada uma exposição preparada por alunos da Escola Tomás Cabreira, em Faro.

reduçao plasticos

Katy Nicastro, investigadora do CCMAR, Pedro Gomes e Sandra Rodrigues, da DECO Algarve, e Sophie Matias, vereadora da câmara de Faro, deram início à conferência.

 

reduçao plasticos 
Os oradores foram (da esquerda para a direita) Jorge Martins (CCMAR), Carolina Gouveia (DECO), Miguel Lourenço (aluno da Escola Tomás Cabreira), Teresa Fernandes (Águas do Algarve), Francisco Pacheco (Administração da Região Hidrográfica do Algarve), Fátima Catarina (Turismo do Algarve), Paulo Gouveia (FAGAR), Alexandra Teodósio (Universidade do Algarve) e Eduardo Esteves (docente da Universidade do Algarve e membro do CCMAR).

 

 
A DECO está a desenvolver 2 iniciativas de combate ao plástico: o movimento #plasticoamais e a ação Plástico à vista! Livre-se dessa espécie!

 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.