Preço do azeite virgem extra subiu 59% em ano e meio
Uma garrafa de azeite virgem extra custava, em média 7,38 euros a 13 de setembro, quando antes da guerra bastavam 4,65 euros para comprar o mesmo produto. A DECO PROTeste mostra como evoluiu o preço do azeite em 18 meses.
- Especialista
- Fátima Martins
- Editor
- Ana Santos Gomes

O preço do azeite tem vindo a subir nos últimos meses e nem mesmo a aplicação do IVA zero evita o peso acentuado na carteira dos portugueses.
De 4,65 euros a 5,85 euros em menos de um ano
A 23 de fevereiro de 2022, antes do início da guerra na Ucrânia, uma garrafa de 0,75 litros de azeite virgem extra custava, em média, 4,65 euros nos supermercados portugueses. Desde então, a DECO Proteste tem monitorizado, todas as semanas, a evolução do preço de 63 produtos que compõem o cabaz de bens essenciais, e onde se inclui o azeite.
Em abril de 2022, dois meses depois do início da guerra, o preço médio do azeite virgem extra ultrapassava já os 5 euros, mas viria a conseguir manter-se abaixo dos 6 euros durante todo o ano passado. Em dezembro, em plena quadra natalícia, custava, em média, 5,85 euros.
Já em 2023, o preço médio do azeite virgem extra ultrapassou os 6 euros logo no início de fevereiro, mas ainda antes de o mês acabar já tinha subido até aos 7 euros. A 17 de abril, véspera da entrada em vigor do Iva Zero para mais de 40 alimentos, o azeite registava o seu preço mais elevado, atingindo 7,52 euros.
IVA zero baixa preço do azeite em 73 cêntimos na primeira semana
É com a entrada em vigor do IVA zero, a 18 de abril, que muitos dos bens alimentares essenciais registam reduções de preço e o azeite não foi exceção. Na primeira semana da iniciativa, o preço médio do azeite virgem extra desceu 73 cêntimos (face ao preço registado no dia anterior à isenção de IVA) e voltou a descer mais 13 cêntimos na semana seguinte. Mas na terceira semana, o preço voltou a subir. A 10 de maio, o preço médio da garrafa de azeite virgem extra voltava a ultrapassar os 7 euros.
O verão de 2023 não trouxe melhores notícias para a carteira dos consumidores. Nas quatro semanas que separam 16 de agosto e 13 de setembro, o preço médio do azeite virgem extra subiu 1,15 euros, chegando aos 7,38 euros a 13 de setembro.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |