O que fazer se encontrar uma carteira

Só os dados relativos a uma das quatro carteiras que “encontrámos” foram devidamente inseridos no sistema. Perante os objetos entregues, cada uma das restantes esquadras adotou uma diligência diferente. Num caso, o agente apenas recebeu a carteira, dispensando a pessoa que a “achou” de mais formalidades. Noutro, foram solicitadas várias informações desnecessárias ao cidadão que entregou a bolsa, como a filiação. E noutro, nenhum dado relativo à carteira foi inserido na plataforma, apenas foram apontados num papel o nome a morada de quem deparou com o objeto.
Segundo teste, segundo chumbo
Não foi a primeira vez que testámos, na prática, a plataforma de perdidos e achados da polícia. Em fevereiro de 2015, entregámos na esquadra do Rato, em Lisboa, um porta-moedas “achado”. Os dados relativos à carteira, que continha 8,74 euros, faturas de café e de supermercado, e um cartão de saúde com o nome do proprietário, não apareceram no sistema partilhado de informação quando fizemos uma pesquisa, um mês depois. Quase dois anos depois, voltámos a “achar” 4 carteiras na rua e a entregá-las às autoridades. Resultado dececionante.Agentes policiais desconhecem a plataforma
A plataforma online de perdidos e achados existe desde 2007 e está sob a tutela do Ministério da Administração Interna. Em teoria, permite que qualquer cidadão consiga ali fazer uma busca, na tentativa de encontrar um bem perdido. É fundamental que este sistema funcione corretamente. Para isso, deve ser divulgado aos cidadãos e aos próprios agentes de autoridade, que desconhecem o procedimento.
O que fazer com bens achados?
Entregue às autoridades ou a outras entidades que tenham postos de receção de objetos perdidos.
Forneça os seus dados às autoridades e indique local, dia e hora em que encontrou o objeto.
Achado não é roubado, mas só passado um ano. Se ninguém reclamar os objetos neste período, pode ficar com eles.
Se encontrar dinheiro, entregue-o na polícia. O valor deverá depois ser depositado numa conta criada para o efeito.
Achou uma mochila abandonada, por exemplo? Não lhe toque e contacte as autoridades.