Notícias

Mil consumidores revelam como escolhem roupa, sapatos, tablets, telemóveis e eletrodomésticos

Telemóvel e computador: fiabilidade decide

A compra do telemóvel, tablet ou computador só muito raramente resulta de um impulso. Os consumidores dedicam algum tempo a comparar os equipamentos. Os critérios decisivos são a relação entre a qualidade e o preço, as características e funcionalidades e, em mais de um terço dos casos, a fiabilidade. Um em cada cinco consumidores também realça o serviço pós-venda.

Os consumidores procuram informar-se antes de decidirem, sobretudo visitando lojas, consultando sites e catálogos, bem como revistas de consumidores e comparadores online. A compra ocorre sobretudo em lojas da especialidade. Destaque também para as lojas online: quase 10% dos consumidores revelam ter comprado tablets e telemóveis em sites.

A taxa de arrependimento é baixa nos que compraram um computador (3%), mas no caso dos telemóveis e tablets chega aos 12 por cento. Quase um quarto dos inquiridos devolveu um destes aparelhos nos últimos 3 anos. Mais de metade destes consumidores não ficaram completamente satisfeitos com a loja. Informe-se sobre a política da loja em matéria de devoluções.