Notícias

Manuel Ataíde Ferreira homenageado em livro sobre direitos do consumo

24 março 2016
Estudos de Direito do Consumo é a primeira parte de uma “homenagem escrita” a Manuel Ataíde Ferreira.

24 março 2016

Estudos de Direito do Consumo é o primeiro volume de uma “homenagem escrita em duas partes” a Manuel Ataíde Ferreira, um dos históricos presidentes da DECO. Este livro de ensaios académicos conta com a colaboração de Carlos Ferreira de Almeida, que o apresentou na sede da DECO.

Composto por vinte e quatro artigos, o volume foca temas gerais de consumo, o endividamento, o processo civil e diversos tipos de contratos (financeiros e de fornecimento de água, por exemplo).

Acompanhado pelo presidente da DECO, Vasco Colaço, Carlos Ferreira de Almeida centrou a apresentação da obra na personalidade e trabalho do homenageado. Evocando a amizade que o unia a Manuel Ataíde Ferreira, elogiou-o pela personalidade, percurso profissional e associativo, destacando a dedicação que tinha pelos outros “mesmo nas pequenas coisas”. 

A apresentação de Estudos de Direito do Consumo esteve a cargo de Carlos Ferreira de Almeida, co-organizador da edição, e do presidente da DECO, Vasco Colaço.

A apresentação foi concluída com uma nota emotiva: “Este meu contributo, ao participar na organização da obra, é talvez a única retribuição do muito que recebi do Manuel. Estou certo de que ele gostaria do livro; uma ideia que compensa um pouco a falta que ele me faz."

O leque de autores que assinam o volume inclui, entre outros, vários académicos da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Conta também com a coordenação de nomes fortemente ligados à DECO, como Jorge Morgado e Maria Cristina Portugal.

A assistência contou com a presença de nomes fortemente ligados à Deco, como Jorge Morgado, que colaborou na coordenação da obra.

O segundo livro desta edição especial reunirá uma biografia detalhada, com aspetos menos conhecidos acerca da vida de Manuel Ataíde Ferreira, bem como alguns textos selecionados.

Presidente ao longo de 24 anos da direção da DECO, que ajudou a fundar, Manuel Ataíde Ferreira foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento e projeção desta organização de Defesa dos Consumidores.

A apresentação do livro aconteceu nas instalações da DECO, a 17 de março, uma data escolhida por estar próxima do Dia do Consumidor, celebrado a 15 de março.

Vasco Colaço na companhia de dois dos autores do livro presentes: Cátia Ramos Mendes (à esquerda) e João Pedro Pinto-Ferreira.