Luzes de Natal de exterior: como escolher
A iluminação de Natal no exterior pode representar gastos desnecessários no consumo de energia. Mas não precisa de ficar às escuras durante esta quadra natalícia. Procure soluções mais económicas e confirme que são opções seguras.
- Especialista
- Susana Rodrigues
- Editor
- Cláudio Nogueira e Alda Mota

As clássicas grinaldas de luzes coloridas fazem parte das tradições de Natal. Os mais entusiastas até alargam as decorações para o espaço público. Mas a necessidade de poupar no consumo de energia obriga os consumidores a serem mais cautelosos na escolha da iluminação para esta época natalícia.
Seja para utilização no interior ou no exterior, a iluminação LED é mais eficiente, o que se traduz em menores consumos e custos de energia. Na altura de comprar, opte por soluções com esta tecnologia — e alargue esta decisão para todo o tipo de iluminação da sua casa.
Existem também soluções que captam a energia solar disponível durante o dia para depois funcionarem à noite, o que acaba por reduzir o consumo de energia elétrica. Caso opte por este tipo de iluminação, garanta que o local onde irá instalar tem uma boa exposição solar, sem sombreamentos, para não comprometer o seu funcionamento.
Antes de instalar as luzes de Natal, verifique se estão a funcionar para, mais tarde, não ter de desmontá-las. Evite deixá-las ligadas por longos períodos de tempo e desligue-as sempre que sair de casa.
Dicas de segurança para luzes de exterior
Tem dúvidas sobre que produtos serão mais seguros para instalar no exterior, durante algumas semanas, sujeitos à ação da chuva, do vento e do frio? Verifique o nível de proteção indicado pelo fabricante e garanta que são bem isoladas, resistentes à água e ao fogo.
A norma internacional IEC 60529 define os níveis de proteção dos invólucros de equipamentos elétricos e eletrónicos contra sólidos (por exemplo, poeira) e contra líquidos (por exemplo, chuva). Esta informação permite identificar as condições extremas a que os dispositivos podem ser sujeitos, sem comprometer o seu funcionamento em segurança.
Como escolher o nível de proteção adequado
O nível de proteção é caracterizado pelo código IP seguido de dois algarismos. Para uma utilização no exterior, o nível de proteção deve ser, no mínimo, IP 44. Procure esta informação na embalagem.
O primeiro algarismo diz respeito ao nível de proteção contra sólidos, e pode variar de 0 a 6, sendo o nível 6 aquele que apresenta maior grau de proteção.
Já o segundo algarismo diz respeito à proteção contra líquidos e varia entre 0 e 9, sendo que 9 é a mais elevada e indica a proteção contra jatos de água a elevada pressão e temperatura.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |