Notícias

Luzes de Natal de exterior: como escolher

A iluminação de Natal no exterior pode representar gastos desnecessários no consumo de energia. Mas não precisa de ficar às escuras durante esta quadra natalícia. Procure soluções mais económicas e confirme que são opções seguras.

09 dezembro 2022
Luzes de Natal exterior

iStock

As clássicas grinaldas de luzes coloridas fazem parte das tradições de Natal. Os mais entusiastas até alargam as decorações para o espaço público. Mas a necessidade de poupar no consumo de energia obriga os consumidores a serem mais cautelosos na escolha da iluminação para esta época natalícia.

Seja para utilização no interior ou no exterior, a iluminação LED é mais eficiente, o que se traduz em menores consumos e custos de energia. Na altura de comprar, opte por soluções com esta tecnologia — e alargue esta decisão para todo o tipo de iluminação da sua casa.

Existem também soluções que captam a energia solar disponível durante o dia para depois funcionarem à noite, o que acaba por reduzir o consumo de energia elétrica. Caso opte por este tipo de iluminação, garanta que o local onde irá instalar tem uma boa exposição solar, sem sombreamentos, para não comprometer o seu funcionamento.

Antes de instalar as luzes de Natal, verifique se estão a funcionar para, mais tarde, não ter de desmontá-las. Evite deixá-las ligadas por longos períodos de tempo e desligue-as sempre que sair de casa.

Dicas de segurança para luzes de exterior

Tem dúvidas sobre que produtos serão mais seguros para instalar no exterior, durante algumas semanas, sujeitos à ação da chuva, do vento e do frio? Verifique o nível de proteção indicado pelo fabricante e garanta que são bem isoladas, resistentes à água e ao fogo.

A norma internacional IEC 60529 define os níveis de proteção dos invólucros de equipamentos elétricos e eletrónicos contra sólidos (por exemplo, poeira) e contra líquidos (por exemplo, chuva). Esta informação permite identificar as condições extremas a que os dispositivos podem ser sujeitos, sem comprometer o seu funcionamento em segurança.

Como escolher o nível de proteção adequado

O nível de proteção é caracterizado pelo código IP seguido de dois algarismos. Para uma utilização no exterior, o nível de proteção deve ser, no mínimo, IP 44. Procure esta informação na embalagem.

O primeiro algarismo diz respeito ao nível de proteção contra sólidos, e pode variar de 0 a 6, sendo o nível 6 aquele que apresenta maior grau de proteção.

Já o segundo algarismo diz respeito à proteção contra líquidos e varia entre 0 e 9, sendo que 9 é a mais elevada e indica a proteção contra jatos de água a elevada pressão e temperatura.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Exclusivo Subscritores Superior

Descubra todas as vantagens durante 2 meses, por apenas € 2

Além do acesso ilimitado ao portal, tem mais de 50 juristas ao seu dispor, o cartão DECO + para descontos imediatos e revistas com estudos independentes.

Se já é nosso subscritor,  faça login para ler o artigo completo.


Subscrever