Notícias

Luzes de Natal de exterior são seguras

Testámos a segurança elétrica de sete marcas de luzes para exterior. Mesmo em contacto com a chuva, o vento e o frio, nenhuma levanta problemas de segurança.   

  • Dossiê técnico
  • Ricardo Pereira
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
29 novembro 2019
  • Dossiê técnico
  • Ricardo Pereira
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
luzes de natal

iStock

Um Natal sem as clássicas grinaldas de luzes não tem o mesmo brilho, para quem deseja assinalar devidamente a época. Os mais entusiastas até alargam as decorações para o espaço público. Tem dúvidas sobre que produtos serão mais seguros para instalar no exterior, durante algumas semanas, sujeitos à ação da chuva, do vento e do frio? Para lançar luz sobre este assunto, selecionámos sete marcas de tubos e grinaldas de luzes brancas e coloridas, e testámo-las em laboratório para avaliarmos sobretudo a segurança elétrica. 

O nome das marcas dir-lhe-á pouco, certamente. Greenwire, Ilmex, Lumineo, Ouda, PLW, VA ou Xmas Home não lhe são familiares, mas podem ser compradas em lojas como o Aki, o Continente e o Espaço Casa. Ou numa loja chinesa. Porque o que realmente interessa é que não detetámos falhas de segurança elétrica em nenhum dos produtos testados. São resistentes à água e ao fogo e estão bem isolados. O nível de proteção adequado para luzes de exterior deve ser, no mínimo, IP44. Procure esta indicação na embalagem.

 
Testámos sete marcas de luzes de exterior e não detetámos problemas de segurança elétrica.
 As notícias são boas, mas, antes de instalar as luzes, convém verificar se tanto estas como os fios e a tomada estão intactos. Teste também o funcionamento antes de as instalar para, mais tarde, não ter de desmontá-las. Não as deixe a funcionar por períodos alargados sem vigilância.

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós


 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.