Notícias

Fraude: empresa promete empréstimos em troca de cheques pré-datados

27 junho 2016
fraude cheques pre datados

27 junho 2016
O esquema de emprestar dinheiro tendo como garantia cheques pré-datados está de volta. As taxas de juro rondam os 70% e a DECO vai denunciar esta aparente fraude ao Banco de Portugal.

Fraude empresa promete empréstimos em troca de cheques pré-datados

Um anúncio a um site que está a circular nas redes sociais, denominado Crédito Privado, promete dinheiro em troca de cheques pré-datados. O site apresenta um simulador que indica, mediante a seleção do montante a emprestar, qual o número de cheques, e respetivos valores, que deverão ser passados. Como não é uma instituição financeira autorizada a conceder crédito, trata-se de um esquema ilegal.

Analisámos o site e não encontrámos qualquer informação sobre a designação da empresa financiadora. É apenas disponibilizado um número de telemóvel e um e-mail. A morada que aparece no Facebook remete para um edifício de escritórios alugados sem identificação mais concreta.

O financiamento oferecido utiliza como garantia o clássico método dos cheques pré-datados, com datas a combinar com o cliente, mas pela descrição do anúncio, tudo indica que deverão ter periodicidade máxima de um mês.

Vamos denunciar esta situação ao Banco de Portugal. Se foi afetado por este aparente esquema fraudulento deverá também denunciá-lo às autoridades. Esclareça todas as dúvidas na página da PROTESTE INVESTE.