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Encomendas no site 365 Inbox geram dezenas de queixas

Artigos que nunca chegaram ao destino ou cujo prazo de entrega foi largamente ultrapassado motivaram perto de três dezenas de queixas no portal Reclamar só no mês de maio.

  • Dossiê técnico
  • Sónia Covita
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
18 junho 2020
  • Dossiê técnico
  • Sónia Covita
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
máscara descartável e gel numa mesa

iStockPhoto

A maior parte dos consumidores que registaram uma queixa contra a 365 Inbox no portal Reclamar pagaram várias dezenas de euros por máscaras e outros dispositivos de proteção individual, tão procurados em tempo de pandemia. Em todos os casos, a transação foi efetuada com sucesso via internet e o pagamento concretizado, mas os artigos encomendados tardaram em chegar ou não foram sequer entregues aos destinatários.

Infelizmente, muitos destes consumidores não desconfiaram de um site que disponibilizava este tipo de material de proteção quando a generalidade dos estabelecimentos comerciais de todo o mundo lutava contra a escassez destes produtos. Além disso, nos esclarecimentos sobre o processo de compra exibidos nos “termos e condições”, está expresso um alerta para a possibilidade de atrasos nas entregas das encomendas, atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia. Não é possível apurar há quanto tempo este aviso está visível no site, mas é plausível que tal informação continue a escapar à leitura de muitos utilizadores.

A demora na entrega de muitas encomendas feitas através da internet tem sido, de resto, uma realidade muito presente desde que o estado de emergência foi decretado em vários países europeus. Fronteiras com acesso condicionado e recursos humanos limitados em distribuidoras e transportadoras causaram fortes perturbações nos circuitos comerciais, pelo que apelámos, desde a primeira hora, à compreensão dos consumidores para possíveis incumprimentos de prazos de entrega. No entanto, tendo em conta as queixas que nos chegaram, não falamos de atrasos de alguns dias, mas de várias semanas. Em todo o caso, espera-se que as empresas estejam contactáveis e disponíveis para esclarecer os clientes sobre o processo de entrega. Atendendo às queixas que nos chegaram, essa não terá sido a postura da 365 Inbox.

Mas esse não é o único problema do site desta empresa. Nos “termos e condições”, a 365 Inbox adverte que só após a receção das encomendas fornece informação ao cliente acerca da disponibilidade dos artigos, prevendo prazos de 10 a 20 dias úteis para entregas em Portugal.
Já quanto a possíveis devoluções ou reembolsos, a 365 Inbox desresponsabiliza-se da generalidade das situações, disponibilizando-se apenas para reembolsos de produtos que os consumidores façam chegar às instalações da empresa no prazo de 15 dias úteis.

Queixas como estas vêm reforçar os nossos alertas para a leitura atenta dos termos e condições exibidos nos sites de comércio eletrónico. Seja exigente na análise da credibilidade dos produtos e serviços anunciados, consulte as condições de pagamento e de entrega e procure referências ou, ao inverso, pesquise eventuais queixas sobre a empresa. Se, ainda assim, avançar com a transação e houver motivos para queixa, registe-a no portal Reclamar. Pode também recorrer à Plataforma de Resolução de Litígios em Linha, da Comissão Europeia.

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