Dia Nacional da Sustentabilidade chegou ao Parlamento
A nossa proposta de instituir o Dia Nacional da Sustentabilidade foi apresentada em três projetos de resolução no Parlamento. Todos foram aprovados pelos deputados.

O Parlamento aprovou hoje três projetos de resolução que recomendam a instituição de um Dia Nacional da Sustentabilidade. A nossa proposta foi, assim, aceite, depois de, em abril, a termos apresentado na Assembleia da República. Sugerimos o dia 25 de setembro porque foi nesta data, em 2019, que a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Na sequência destas metas, o nosso alvo é um consumidor sustentável, que modele os seus comportamentos de consumo com responsabilidade e consiga, assim, levar a oferta (a indústria e as empresas) a mudar a sua atitude no mesmo sentido. O reconhecimento, pelos deputados, da simbologia desta data dá, assim, uma força suplementar à nossa ação nesse sentido de mudança.
Conheça o Portal Mais Sustentabilidade
Se ainda não a conhece, fixe esta morada virtual: www.maissustentabilidade.pt. É aqui que vai encontrar informação e conselhos práticos sobre como se tornar um consumidor mais sustentável. Em defesa do ambiente, daremos notícias em áreas que se identificam com o dia-a-dia dos consumidores, como a água, a gestão de resíduos domésticos, a mobilidade e a alimentação. Mas também encontra ferramentas para avaliar o seu desempenho enquanto consumidor sustentável: uma calculadora ambiental dá uma ideia da sua pegada ecológica e de como deve mudar o seu consumo.
No portal poderá ainda aderir a outras ações, como a campanha para uma tarifa de resíduos justa, Lixo não é Água. Ou ouvir o nosso podcast Falar em Sustentabilidade, com convidados de diversas áreas, das empresas de venda a retalho aos media, que partilham connosco inquietações e soluções para o problema da sustentabilidade. E ainda ver vídeos sobre questões práticas e que podem ser aplicadas em casa. Terá ainda espaço para deixar a sua opinião e sugestões. Conheça o portal e junte-se à nossa campanha. O planeta agradece.
Para isso, conte connosco. Vamos dar-lhe toda a informação necessária para que se torne um consumidor modelo de sustentabilidade. Ao inscrever-se na nossa ação, irá receber no seu e-mail dicas, dossiês e notícias sobre consumo sustentável. E pode ainda deixar as suas dúvidas e partilhar experiências tendo em vista um planeta aprovado pelo futuro.
Uma campanha urgente
A pandemia que vivemos é uma antevisão dos desafios que o futuro nos reserva. A crise climática é tão grave e premente quanto a crise sanitária que atualmente nos condiciona, embora muitos não estejam cientes disso. Para controlar e reverter este cenário são necessárias alterações profundas aos comportamentos e hábitos de todos. Algumas dessas alterações já se verificaram no quadro desta crise de saúde pública: por segurança, recorremos mais ao comércio online e a produtos de primeira necessidade que compramos a produtores locais. Por outro lado, reduzimos o consumo de bens não essenciais e limitámos a procura por produtos que representam uma grande pegada ecológica.
E se mantivéssemos esses hábitos, passado o surto de covid-19? É também o que pretendemos com esta ação. Que lições tiramos da recuperação da crise sanitária para podermos lidar melhor com a crise ambiental? Como podemos refazer a economia e o ordenamento do território, em direções mais sustentáveis? É esta a nossa ambição: transformar o País, seguindo o rumo da sustentabilidade, ligando a economia ao ambiente.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.
- A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos.
- Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa.
- Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
- Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas.
- Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Faça parte desta comunidade.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |