Consumidores de todo o mundo no Consumers International Summit
Início
No Estoril, o consumidor foi o protagonista. O reforço da proteção atravessou todos os debates, entre 29 de abril e 2 de maio.
- Texto
- Deonilde Lourenço e Isabel Vasconcelos

Temas como o digital, inteligência artificial, serviços financeiros, privacidade, futuro do consumo e das organizações, consumo sustentável, ambiente e alimentação marcaram este encontro.
O Consumers International Summit abriu oficialmente, ao final da tarde de 29 de abril, ao som dos acordes de Carmen, de Bizet, de Stevie Wonder e de Police, interpretados pela Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, sob os olhares atentos e divertidos de figuras como Helena Leurent, diretora-geral daquela organização, e de Pedro Siza Vieira, ministro-adjunto de Portugal. Mas também de Ana Tapadinhas e de Vasco Colaço, diretora-geral e presidente da DECO, respetivamente.
Os “concertos” em prol do consumidor já tinham começado logo pela manhã, com os chamados side events ou sessões paralelas. Uma delas focou-se na Green Action Week (“semana da ação verde”), promovida pela Sociedade Sueca para a Conservação da Natureza.
Literacia digital
No primeiro dia do congresso, a DECO realizou uma sessão sobre literacia digital, um tema, aliás, que mereceria a atenção noutros fóruns deste evento. Muitos consumidores não sabem lidar com os vários perigos da internet. Os mais novos têm pressa em chegar à informação e ignoram certos cuidados; os mais velhos nem sempre sabem como se proteger e garantir a privacidade. Para alertar para o problema, a DECO contou com vários convidados. Numa primeira parte, mostrou como têm funcionado as NETtalks, organizadas pela DECO Jovem em várias escolas. Fernanda Santos e Luís Pisco, ambos da DECO, Guilherme Geirinhas, comediante, Pedro Marques, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), João Martins, do Insafe European Network, João Moura, comissário da PSP, e Fábio Rodrigues, da Forum Estudante, falaram sobre a segurança e a privacidade online. “É essencial que os jovens tenham melhores competências digitais, para se salvaguardarem”, referiu Fernanda Santos.
Num segundo momento, abordaram-se projetos que visam aumentar a literacia. Marta Rangel, comunicadora, moderou um debate com Teresa Sofia Castro, da Nova FCSH, Esmeralda Gonçalinho, do departamento da Sociedade de Informação da FCT, Helena Martins, da Google, AlexandreNilo da Fonseca, da Associação Economia Digital (ACEPI), e Paulo Fonseca, da DECO. Segundo Nilo da Fonseca “cerca de 20% dos portugueses nunca usaram a net e 40% têm conhecimentos muito básicos”; daí a ACEPI ter um programa para ensinar as pessoas a usar a internet, que inclui uma rubrica na RTP. A sessão foi encerrada por João Torres, secretário de Estado da Defesa do Consumidor.

Hintdeal.pt, o novo serviço para o mundo
Ao lado de associações de países de outros continentes, como o Chile e a Austrália, mas também da holandesa Consumentenbond, a DECO PROTESTE fez-se representar, no último dia da conferência da Consumers International, por Carina Osório, business developer. Num painel reservado para apresentar novas iniciativas, Carina Osório falou do novo serviço da DECO PROTESTE, Hintdeal.pt, às associações de todo o mundo. Com a missão principal de criar as melhores oportunidades para os cidadãos, o veículo deste novo serviço são todas as organizações de defesa do consumidor. A conjugação de “Hint e Deal” materializa o ato de orientar para a melhor solução. “Foi uma longa viagem”, afirma a business developer, até chegar a esta proposta. Começou há cinco anos, com o primeiro leilão de eletricidade, que visou encontrar a melhor empresa no setor energético, para “tornar o mercado mais barato e justo”. Chegou agora o momento de partilhar esta experiência com outras associações, depois de toda a atividade desenvolvida no seio do grupo Euroconsumers, de que a DECO PROTESTE faz parte.
Consumare e Direção-Geral do Consumidor: protocolo de cooperação
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |