Notícias

Compras online: consumidores rendidos escolhem as melhores lojas

05 agosto 2016
compras online deco lojas online apple vodafone fnac redcoon uzo staples worten box jumbo el corte inglés pixmania nos radio popular meo chip 7

05 agosto 2016
Os 5 mil consumidores inquiridos revelam as lojas mais transparentes, as mais rápidas a entregar os produtos e as mais fáceis de utilizar. Conheça a experiência dos verdadeiros fãs das compras online.

A experiência de quem sabe

Miguel Hall, 38 anos, técnico superior de ambiente, de Lisboa, usa com frequência lojas online, sobretudo para comprar artigos eletrónicos, livros, jogos e material desportivo. Destaca como vantagens “a rapidez na procura, a pesquisa de opiniões e a possibilidade de comparar preços, cujas diferenças são muito significativas na eletrónica”.

lojas online: a experiência de quem sabe

Miguel Hall faz várias compras online e é muito cuidadoso no pagamento.

As lojas online a que mais recorre são a ebay.co.uk, a amazon.co.uk e a sportsdirect.com. Faz os pagamentos por Paypal ou cartão de crédito. Até agora, a experiência global é muito positiva. Por vezes, o produto demora a chegar. Miguel já pediu a troca de artigos de desporto, porque o tamanho não servia, por exemplo, mas isso faz parte da experiência e o mesmo é válido quando compra numa loja física sem experimentar.

Partilha um episódio com a Amazon: “Há alguns anos, os produtos demoraram tanto a chegar (semanas além do suposto) que contactei o serviço de apoio. Enviaram-me uma nova encomenda que chegou poucos dias depois. O cómico foi que, passado algum tempo, recebi a encomenda inicial, tendo contactado de novo o serviço ao cliente para devolver os produtos em duplicado. Informaram-me que podia ficar com ambos. Este é um caso extremo, mas um bom serviço faz a diferença. Por vezes, a resposta atempada é suficiente.”

Miguel verifica sempre se os sites são seguros e escolhe lojas conhecidas, por considerar que têm mais garantias. Em caso de dúvida, opta apenas pelo modo de pagamento Paypal. Caso contrário, usa o cartão de crédito, que, explica, também oferece mecanismos de segurança, como o envio de códigos de confirmação por sms.

Para Roberto Ribeiro, 43 anos, engenheiro eletrotécnico, de Leiria, “as avaliações e os comentários dos utilizadores têm um impacto enorme. O poder está nas mãos de quem compra online.”

lojas online: a experiência de quem sabe

Roberto Ribeiro segue com atenção os comentários de outros utilizadores.

Roberto só vê vantagens: a variedade de artigos, os comentários, a avaliação dos consumidores com uma ideia da qualidade dos produtos e a possibilidade de comparar preços antes da compra. Garante que esta opção permite fazer poupanças face às lojas de rua. Controla se o site é fidedigno e as políticas de privacidade. Utiliza um cartão de crédito com plafond baixo. Recorda a compra de um kit de luzes para a bicicleta, cuja encomenda demorou muito a chegar, tendo-o levado a atribuir uma má nota ao serviço. No dia seguinte, recebeu um pedido de desculpas da loja, solicitando a revisão da avaliação. “Percebi o peso da avaliação e o poder que está nas mãos de quem compra online. Tal pode ter um impacto enorme na empresa, ao contrário das lojas de rua, onde uma insatisfação tem poucas repercussões. Exceto este episódio, as entregas são rápidas e correspondem ao tempo anunciado.” Há casos em que fazem uma previsão de dois ou três dias e a encomenda chega no dia seguinte ao da compra. Roberto nunca se arrependeu: os produtos corresponderam sempre ao esperado.