Notícias

Barómetro DECO PROTESTE: 300 mil famílias portuguesas vivem na pobreza

Como calculámos o índice do Barómetro

Para avaliar a sustentabilidade financeira das famílias, criámos um índice com base na sua capacidade em fazerem face às principais despesas do dia-a-dia. 
Este varia entre 0 e 100 e é tanto mais elevado quanto maior o conforto dos agregados. Os 51,8 marcaram a fronteira entre o conforto e as dificuldades económicas. Já um valor abaixo de 29,7 indica que a população se encontra em situação de pobreza.

O primeiro Barómetro DECO PROTESTE atribui um índice de 44,5 a Portugal. Este valor situa a esmagadora maioria das famílias no terreno das “dificuldades financeiras”.

O novo índice de sustentabilidade permitirá traçar a evolução do nível de vida da população. Neste primeiro inquérito, levado a cabo no final de 2018, o cenário retratado pelos portugueses é tudo menos risonho, refletindo um quotidiano marcado pelas dificuldades económicas. Mais de metade das famílias considera que, em 2019, continuará mais ou menos na mesma, a contar tostões. Mas quase um quarto acredita que se avizinha um ano ainda mais difícil do que o anterior.