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10 resoluções de ano novo

Deixar de fumar, inscrever-se num ginásio ou começar a fazer dieta são decisões que pode pôr em prática. Inspire-se e entre em 2020 com o pé direito.

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  • Alda Mota e Sofia Frazoa
02 janeiro 2020
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  • Alda Mota e Sofia Frazoa
pés no asfalto com 2020 na estrada

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Organize o seu tempo

Está na hora de se livrar do “deixa-andar” e do “logo se vê”. Para isso, pode recorrer a uma agenda em papel ou ao próprio telemóvel (pode ver os resultados dos telemóveis que testámos).

No início de cada semana, faça uma lista das tarefas que deseja realizar. Reveja-a à noite para verificar o que conseguiu concretizar e identificar o que deixou para o dia seguinte. Planeie as tarefas a curto, médio e longo prazo e, se tiver dificuldade em cumpri-las todas ou em conciliá-las com o lazer, reajuste-as. Defina prioridades e aborde as tarefas uma a uma. Comece pelas mais urgentes e, depois, vá para as menos importantes. Uma boa estratégia para lidar com tarefas de grande dimensão é dividi-las noutras mais pequenas e dar por concluído o trabalho em etapas.

Lembre-se: uma pessoa que trabalhe oito horas por dia e que tenha a seu cargo as tarefas domésticas deverá dispor de, pelo menos, duas horas para praticar desporto, ler ou relaxar. Se a isto juntarmos cerca de oito horas de sono, podemos falar numa situação de equilíbrio.

Combata o stresse com exercício físico

Procure manter uma atitude equilibrada na vida, por exemplo, alimentando-se corretamente e praticando uma atividade física ou de lazer que ajude a eliminar a tensão. A realização de uma atividade física de que gostamos é benéfica não só para o corpo, mas também para a mente. Devemos escolher a atividade que melhor se adequa às nossas necessidades, expectativas, possibilidades e disponibilidade. Com apenas 30 minutos diários de exercício físico moderado, pode melhorar significativamente a sua saúde, reduzindo o risco de vir a sofrer de excesso de peso, obesidade ou de doenças crónicas, como a diabetes. No entanto, se praticar o seu desporto favorito durante mais tempo, aumentando gradualmente a intensidade, obterá ainda melhores resultados.

Habitue-se a identificar as causas do stresse e anote num diário as situações que o desencadeiam. Um registo escrito aumenta a consciência sobre o problema e pode facilitar o processo de alteração dos hábitos. Procure resolver os problemas um de cada vez. Se não estiver a ser bem-sucedido, consulte um psicólogo que possa ajudar a enfrentar a situação.

Ria e seja otimista

Rodeie-se de gente alegre e faça-se acompanhar sempre de um sorriso; sorria ao vizinho, ao motorista do autocarro ou ao funcionário ao balcão. Este poderá atendê-lo melhor. De um modo geral, provocar alegria à nossa volta deixa-nos de bom humor e torna os outros mais propensos a mostrarem o melhor do seu caráter. Estudos relativos ao ambiente de trabalho mostram como mesmo as pessoas que não estão diretamente envolvidas numa interação positiva, mas que são testemunhas dela, beneficiam desse positivismo.

Cuide da pele

Escolher adequadamente os produtos cosméticos que utilizamos, bem como uma alimentação e um estilo de vida apropriados, é a chave para ter uma pele saudável. Ainda que não haja milagres, os resultados que se podem obter com os produtos cosméticos tornam a sua função relevante para a nossa higiene, para a hidratação da pele e até mesmo para corrigir pequenos defeitos.

Como já demonstrámos em nos nossos testes a produtos para a pele e higiene, nem sempre o produto mais caro é o melhor. Na verdade, alguns cosméticos de marca branca mais acessíveis podem superar marcas de renome com preços mais elevados.

Não se deixe “queimar” com o trabalho

Adote pequenos bons hábitos, como fazer curtas pausas ao longo do dia. Caso o ambiente seja propício a isso, esforce-se por trabalhar em equipa. Se lhe parece que existe um desequilíbrio entre as tarefas a realizar e os recursos disponíveis, fale com o chefe para que possa, por exemplo, delegar algumas delas. Se pensa que perdeu a boa relação com os colegas, faça os possíveis por a recuperar, mantendo uma postura aberta, mas assertiva. Apoie-se nos relacionamentos pessoais (parceiro, família, amigos, etc.) para pôr de lado as preocupações. Nem sempre a solução mais radical resolve o problema, mas, se considera que não há nada mais que possa fazer para alterar a situação, avalie a possibilidade de mudar de emprego.

Treine a memória

Aprender uma língua, desenvolver competências informáticas e estudar uma nova disciplina são formas de manter o cérebro ativo. Se tiver disponibilidade, aposte nisso.

Para exercitar a memória, opte por atividades como charadas, sudokus, palavras cruzadas, sopas de letras, desafios de lógica ou cálculos. Ler e fazer puzzles também ajuda.
Quando tiver de memorizar algo, concentre-se nos detalhes e dê, se possível, significado ao que quer lembrar. Se tem problemas de memória, faça listas, use notas adesivas e coloque os objetos sempre nos mesmos sítios. Pode ser útil recorrer a uma agenda e a um calendário para se organizar.

Consuma de forma colaborativa

Os novos modelos de mobilidade são só um exemplo de uma prática que está na moda e diz respeito ao consumo colaborativo. Em 2020, sugerimos-lhe que faça a experiência. Pode começar por algo simples, como vender algo de que já não necessite, alugar o carro a particulares ou propor a outra família o intercâmbio das respetivas casas durante as férias, permitindo que ambas tenham alojamento gratuito noutra cidade. Esta prática dá a possibilidade de conhecer pessoas, evitar resíduos desnecessários e partilhar produtos que não são usados. E o melhor de tudo é que facilita a poupança e até permite lucrar algum dinheiro. Mas tenha em conta que não é o mesmo, por exemplo, partilhar a habitação de forma ocasional e dedicar-se profissionalmente a arrendar casas, já que isso constituiria uma atividade económica e o faria incorrer em obrigações fiscais, como declarar os rendimentos, entre outros requisitos.

Pratique meditação e relaxamento

Se integrar este hábito nas suas manhãs, os resultados vão saltar à vista. Com a prática regular de meditação e relaxamento, aprenderá a detetar quando se encontra num estado de tensão acrescida, podendo realizar exercícios de forma a fazer-lhe face.

Escolha uma divisão calma, desligue o telemóvel, ponha uma música (calma) do seu agrado, mantenha uma boa postura, evite ter o estômago muito cheio ou vazio... e deixe-se levar.

Há quem considere que o contacto e as atividades na natureza são, por si só, uma forma de relaxamento. A jardinagem, por exemplo, faz muito bem à saúde: é uma atividade ao ar livre que permite ginasticar todos os músculos e articulações (das mais volumosas, como as ancas ou os joelhos, às mais pequenas, como os dedos). Por outro lado, passar longas horas em harmonia com a natureza traz também benefícios inegáveis no plano psicológico. É uma forma de meditação muito saudável.

Seja mais assertivo

O primeiro passo para exercer assertividade é entender que os outros não podem adivinhar o que pensamos. Se algo for incómodo, diga-o. No momento de manifestar o seu desconforto, evite repreensões ou juízos de valor e ajuste-se às evidências. Existem cursos e profissionais especializados que podem ajudar a melhorar esta faceta. Mas também pode treiná-la: coloque-se em frente ao espelho ou filme-se simulando diferentes situações. Depois, tente identificar as possíveis melhorias, e ficará surpreendido com aquilo que pode corrigir.

Tenha uma vida sexual plena

Se a sua vida sexual não é satisfatória, está na hora de fazer alguma coisa. Comece por seguir alguns hábitos de vida saudável. Caso algo não continue bem, não se automedique: fale com o médico de família.

Converse com o seu parceiro, se a monotonia ou o aborrecimento vos impedirem de desfrutar plenamente da mesma. Se necessário, consulte um terapeuta sexual.

Conheça a nossa seleção de 52 passos para mudar a sua vida no guia.

 

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