Dossiês

Parar para pensar sobre o País no pós-covid

Um novo país está a nascer?

Com o digital, quase todos os setores de atividade conseguiram adaptar-se. No 7.º debate, especialistas discutiram as consequências sociais e económicas da pandemia ao nível nacional e internacional. Estaremos a caminhar para a desglobalização?

Nesta web conference, realçou-se que as crises expõem as maiores vulnerabilidades dos países mas trazem também ao de cima a sua capacidade de reorganização. Os tempos de exceção aceleraram muitas dinâmicas. Todos os intervenientes saudaram a capacidade de resposta das empresas e dos serviços que, em muito pouco tempo, mostraram ser capazes de fazer face a uma nova realidade, adaptando-se, graças às novas tecnologias e à digitalização.

Mas realçaram que o desenvolvimento tem ocorrido a várias velocidades e que a pandemia veio agudizar as desigualdades entre o interior e o litoral do país. Urge agora encontrar uma solução de equilíbrio, uma vez que o país só será sustentável com um desenvolvimento harmonioso do todo. E, mais do que nunca, a Europa tem de se unir e mostrar a força da colaboração entre os seus Estados. Urge retomar o projeto de globalização.