Dossiês

Parar para pensar sobre o País no pós-covid

Estaremos a entrar numa nova era de consumo?

No último debate do ciclo de conferências “Parar para Pensar” sobre o tema Marcas e Consumidores, refletiu-se sobre se a pandemia alterou a forma como consumimos.

Todos os intervenientes no debate organizado pela DECO PROTESTE e pelo Expresso estão de acordo quanto ao facto de que os nossos padrões de consumo se alteraram durante o período de confinamento, com uma crescente procura do e-commerce. Não é uma novidade, esta era uma tendência que já existia anteriormente, sobretudo junto dos mais jovens, mas acelerou-se e alargou-se, durante a pandemia, também aos mais velhos, que até então privilegiavam as lojas físicas.

Com mais tempo para navegar nas lojas online e para procurar informações e comparar ofertas, o consumidor passou de uma maneira geral a ser mais criterioso e exigente em relação aos produtos e aos serviços. Hoje, os consumidores julgam as marcas e parecem basear, cada vez mais, as suas escolhas em valores como o respeito pelo ambiente, pela saúde e pela sustentabilidade.