Dossiês

Parar para pensar sobre o País no pós-covid

Parar para pensar em novas modalidades de ensino

A pandemia obrigou as escolas, os professores e as famílias a improvisar um método de ensino de emergência. Passados três meses e meio, fizemos um balanço e debatemos o que se espera para o próximo ano letivo, na quarta conferência “Parar para pensar”.

Educação foi o tema em discussão na quarta sessão do ciclo de conferências organizado conjuntamente pela DECO PROTESTE e pelo Expresso. Os membros do painel, moderado pela jornalista da SIC Notícias Marta Atalaya, procuraram fazer um balanço das soluções implementadas no setor do ensino para fazer face à pandemia da covid-19 e, tanto quanto possível, antecipar o que poderá vir a acontecer nos próximos meses.

Globalmente, chegaram à conclusão de que, dadas as circunstâncias, as escolas foram capazes de dar uma reposta positiva ao desafio com que foram confrontadas. Agora importa investir na formação dos docentes para que, já no início do próximo ano letivo, se possa começar a retirar lições do que aconteceu e assegurar, se necessário, um ensino à distância de qualidade.