Como travar o sobre-endividamento com a DECO

Diagnóstico rápido
Penhora, dação em cumprimento e insolvência são as saídas possíveis para quem já não consegue pagar as dívidas, nomeadamente ao Fisco, à Segurança Social ou ao banco. Faça um diagnóstico rápido e conheça a melhor via para o seu caso.
Quando a única dívida em incumprimento é a do crédito-habitação, o melhor caminho é a dação em cumprimento. Consiste na extinção da dívida através da entrega da casa ao banco, mas nem todos os bancos a aceitam. Tenha em conta que, caso o valor da casa não seja suficiente para cobrir o montante em dívida, ainda terá de pagar o remanescente.
Se, para além do crédito-habitação, está em dívida com várias entidades, o cenário varia consoante os bens que possui. Se dispõe de um carro ou um terreno, é possível que seja confrontado com uma penhora. Pode pedir que lhe seja penhorado, por exemplo, o terreno, que não lhe faz tanta falta, em vez da casa onde vive.
Caso tenha múltiplas dívidas e nenhum bem penhorável, pondere pedir a insolvência. Pode ser fixado um plano de pagamentos com o acordo dos credores, tendo em conta as suas possibilidades. Alternativamente, poderá, durante cinco anos, destinar parte do seu rendimento ao pagamento das dividas. Findo esse período, poderá recomeçar, sem dívidas.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).