Dicas

Testamentos: 4 passos para pedir certidão online

12 julho 2017
testamento online

12 julho 2017
Já não precisa de se deslocar à Conservatória para pedir uma certidão de testamento. Indicamos como fazer o pedido pela internet.    

É possível fazer o pedido online da certidão sobre existência de testamento ou escritura de renúncia ou repúdio de uma herança ou testamento, desde 1 de junho. As informações podem ser prestadas a qualquer pessoa, sem autenticação, depois do falecimento. Até agora, o pedido destas certidões era feito pessoalmente na Conservatória dos Registos Centrais para registos efetuados desde 1 de janeiro de 1950.

Como pedir a certidão em 4 passos

Preencha os dados pessoais

Entre no site do Instituto de Registos de Notariado. O requerente tem, obrigatoriamente, de indicar o nome, e-mail, morada, código postal e localidade de residência. Se quiser que a certidão seja enviada para outra morada, mais à frente no formulário tem a possibilidade de indicá-la.

Preencha com os dados do testador

Deverá indicar o maior número de dados possível de quem fez o testamento. É obrigatório que indique o nome e estado civil do testador (se desconhece o estado civil, selecione "ignorado"). Se for do seu conhecimento, deve indicar também a conservatória do registo civil onde está arquivado o registo de óbito, com o respetivo número e ano.

Referência multibanco para pagamento

Quando submeter o pedido com sucesso, o sistema gera uma referência para pagamento Multibanco ou Homebanking. A certidão tem um custo de 25 euros.

Pague em 48 horas

O valor de 25 euros deverá ser pago em 48 horas após a emissão da referência multibanco. Se não o fizer dentro deste prazo, o pedido é cancelado e a certidão não será emitida. Se efetuar o pagamento, a certidão é emitida em papel e enviada por correio para a morada que indicou no formulário.