Primeiras impressões

Drones: entretenimento caro e arriscado

07 novembro 2014

07 novembro 2014

Analisámos o Parrot AR Drone 2.0 e o DJI Phantom FC40, os dois drones mais populares com câmaras de alta definição e para uma utilização não profissional. Permitem capturar vídeos e fotos a partir de ângulos incríveis, mas a qualidade é muito baixa.

Parrot dependente de telemóvel ou tablet

Para a nossa primeira análise, escolhemos os dois modelos mais populares com câmaras de alta definição e para utilização não profissional, à venda em lojas nacionais físicas e na Net.
  DJI Phantom FC40   Parrot AR drone 2.0 - GPS edition 
Câmara 720p/30fps 720p/30fps (2 câmaras)
Comando remoto Sim Não (comando por app no telemóvel ou tablet)
Autonomia da bateria cerca de 10 minutos cerca de 12 minutos
Peso 800 g 420 g (estrutura para interior)
ou 380 g (estrutura para exterior)
Preço € 439 € 349

A diferença de 100 euros que separa os dois drones está à vista no equipamento: com 4 hélices adicionais para substituição, fornecidas de origem, o DJI Phantom provou ser mais robusto do que o Parrot, mais fustigado pelas colisões. Constituído principalmente por plástico e esferovite para poupar no peso, o Parrot revela ser pouco sólido: nas quedas, a estrutura parte-se facilmente e pode até perder os propulsores e as hélices. A boa notícia está na facilidade em encontrar as peças à venda em separado e a um preço baixo.

O Parrot inclui uma estrutura para usar no interior e outra para o exterior. O DJI Phantom claramente não foi concebido para usar dentro de casa, pois as hélices não dispõem de proteção. Terá de comprá-la à parte. Como é mais pesado, o DJI Phantom recorre a rotores mais potentes, o que torna as suas hélices mais cortantes e perigosas.

O Parrot inclui uma estrutura para usar no interior e outra para o exterior.
O Parrot inclui uma estrutura para usar no interior e outra para o exterior.
O DJI Phantom está equipado com um controlo remoto, com suporte para telemóvel, enquanto o Parrot só pode ser comandado através de uma aplicação específica que terá de transferir para o seu telemóvel ou tablet. O comando exige uma ligação Wi-Fi Direct: o drone cria uma rede Wi-Fi à qual deve ligar o telemóvel. Assim, o alcance é reduzido e a distância alcançada no voo é menor do que a do DJI Phantom.

Com uma câmara frontal e outra dirigida para baixo, pode filmar em diferentes perspetivas com o Parrot. Mas só é possível fotografar com a câmara frontal.

O DJI Phantom está equipado com um controlo remoto.
O DJI Phantom está equipado com um controlo remoto.
O Parrot é comandado através de uma aplicação específica no seu telemóvel.
O Parrot é comandado através de uma aplicação específica no seu telemóvel.