Notícias

Vá acampar, mas leve os seus direitos na mochila

20 julho 2015

20 julho 2015

No verão, os parques de campismo são o local de eleição de muitas famílias e jovens para passar umas merecidas férias. Antes de se lançar à aventura, informe-se sobre alguns procedimentos para aproveitar o seu descanso.

A escolha e compra da tenda deverá ter em consideração o número de pessoas que esta vai albergar e a finalidade a que se destina. Se a sua viagem for feita de automóvel, deverá privilegiar o conforto e o espaço da tenda. Se vai à aventura, de mochila às costas, escolha uma tenda leve e mais pequena por ser mais fácil de transportar. Antes de a adquirir, peça ao vendedor para montar a tenda, pois assim saberá o seu tamanho real e evitará problemas na hora de se instalar.

Ao chegar ao parque de campismo informe-se sobre o seu funcionamento. Na receção do parque devem estar afixadas várias informações obrigatórias, entre elas o horário de atendimento da receção, o preço dos serviços, o período de silêncio, a planta do parque, a existência de regulamento interno, bem como do livro de reclamações. Preste particular atenção ao regulamento interno que estabelece as regras de funcionamento do parque a que todos os campistas devem obedecer, sob pena de ser recusada a sua permanência no parque.

Procure chegar de dia para poder examinar o terreno e escolher o lugar mais seguro para se instalar. Verifique também as condições de segurança do parque, que deve dispor de, pelo menos, três locais de distribuição de água canalizada por cada hectare e ainda de recipientes para o lixo, com tampa, colocados em locais de fácil acesso e devidamente sinalizados.

Os parques de campismo devem também ter disponível, vinte e quatro horas por dia, equipamento de primeiros socorros ou um posto médico para prestação de assistência bem como um serviço permanente de vigilância.

Caso o parque de campismo não cumpra com as condições a que está obrigado, poderá contactar a respetiva Câmara Municipal ou recorrer à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Imprimir Enviar por e-mail