Notícias

Seguros para quem vai estudar no estrangeiro

Há seguros específicos para quem vai estudar durante uns meses no estrangeiro. Pagam as despesas médicas e danos provocados a terceiros, mas não só.

30 agosto 2023
mulher no aeroporto

iStock

Qualquer que seja a razão que leva jovens ou adultos a estudar no estrangeiro, uma preocupação dos pais, ou do próprio estudante, costuma ser a segurança e o bem‑estar, sobretudo se adoecerem ou sofrerem algum acidente. Existem seguros de viagem que, por serem complementados com determinadas coberturas, garantem o pagamento de várias despesas a quem estiver fora de Portugal. A maioria garante indemnizações por morte ou invalidez, em caso de acidente, bem como o pagamento de despesas médicas ou de danos a terceiros.

A DECO PROTeste pesquisou a oferta das seguradoras para quem vai estudar no estrangeiro e encontrou 11 produtos que, embora sejam seguros de viagem, pelas características que têm, abrangem quem for estudar fora do País. São vendidos em pacotes com várias coberturas e têm a duração do período em que o segurado estiver a estudar no estrangeiro.

Saúde protegida sem seguro

A cobertura de despesas médicas é, talvez, um motivo de peso para a contratação deste tipo de seguro. Adoecer ou sofrer um acidente quando se está no estrangeiro pode deixar tanto quem está a estudar, como quem está longe, preocupado, e há que garantir que se consegue uma boa assistência. Contudo, na Europa, os portugueses podem usar o cartão europeu de seguro de doença. Este facilita o acesso a tratamentos médicos aquando de estadas temporárias noutro país da União Europeia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega, na Suíça e no Reino Unido. Regra geral, este documento permite o acesso aos cuidados médicos nos moldes aplicáveis a qualquer beneficiário do sistema público de Segurança Social desse país.

Por outro lado, se tiver um seguro de saúde, também pode recorrer a cuidados de saúde privados. Mas, em regra, a estada terá de ser inferior a 60 dias e a seguradora deverá ser avisada antes da partida.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.