Notícias

Praia da Zambujeira do Mar é a preferida dos portugueses

Início

A menos de um mês do final da época balnear, a praia da Zambujeira do Mar lidera o campeonato das favoritas na plataforma “Mais Praia”. Fomos a banhos com os utilizadores para saber o que distingue este paraíso do litoral alentejano.

07 setembro 2017
Zambujeira do Mar

Victor Machado

O que é que a praia da Zambujeira do Mar tem? “Tem tudo como ninguém”, como encanta Carmen Miranda. A Zambujeira do Mar é uma pérola do litoral alentejano, no concelho de Odemira. Os consumidores que entrevistámos são unânimes: esta praia tem tudo para ser um destino paradisíaco de natureza em estado puro, sossego e descanso, uma raridade na costa nacional. A exposição e a variedade de rochas, a tranquilidade geral e pouca gente no areal são os trunfos desta que é uma das praias mais belas da nossa costa.

Votar na minha praia

Nos critérios de avaliação (segurança, limpeza, equipamentos e espaço envolvente), a praia da Zambujeira do Mar surge neste momento à frente no ranking das favoritas das praias costeiras, seguida pela Nazaré e Figueirinha. Já na categoria das praias fluviais, a praia da Albufeira da Tapada Grande, em Mértola, é a mais votada.

Please fill the source and the alt text 
A praia da Zambujeira do Mar continua isolada na frente da corrida.
Durante o verão, todos os dias, Patrícia Tavares tem uma decisão importante: “tomar banhos nesta praia ou na praia dos Alteirinhos, mesmo ali ao lado”. Neste verão, foi surpreendida pela melhoria no acesso. Rui Lamas conhece a praia da Zambujeira do Mar há 20 anos, mas esta foi a primeira vez que ali decidiu fazer férias com a mulher. Prefere destacar os passeios pelo areal. Também “mergulhámos” com Aida Faustino e Rui Faustino, na sua estreia absoluta nesta praia. De férias em Vila Nova de Milfontes, escolheram a Zambujeira do Mar. Gostaram muito e prometem regressar. Apreciaram a calma, a beleza do sítio e descobriram que é boa para as crianças. O pequeno riacho que se forma em pleno areal faz as delícias dos mais pequenos.

Maria Bárbara visita esta praia desde pequenina. Herdou a paixão dos pais. Chegou a vir para a praia de “carro de burro”. Ficou impressionada com as obras de jardinagem e a pintura recente dos murais. Mesmo no inverno a visita é obrigatória nos programas de fim de semana. “O estacionamento é o ponto menos positivo. Tivemos de estacionar longe e há espaço suficiente para melhorar”, critica. As vias de acesso também podem ser alvo de obras.

Please fill the source and the alt text 
“Gosto de comer um caracolinho, beber uma imperial, aqui... é espetacular”, suspira Maria Bárbara.
Miguel Roque e Raquel Espanhol também escolheram a Zambujeira do Mar para fazer férias. Apesar do vento e de a praia ser pequena, a beleza compensa. O clima agrada todos os dias e as ondas não fazem estragos. Também frequentam e gostam muito da praia da Vieirinha, perto de Sines.

Please fill the source and the alt text 
Para Miguel e Raquel, o único contra é a subida a pé no regresso a casa.
Ricardo Carvalho e Daniela Cruz conhecem a Zambujeira do Mar há 5 anos. De férias em Vila Nova de Milfontes, “uma semana de praia na Zambujeira é obrigatória”. “Aqui, fala-se português. É o que eu gosto mais”.

Please fill the source and the alt text 
“Há muito espaço para a toalha e esta zona fica mais em conta”, confirmam Ricardo e Daniela.
André Viana e Ricardo Roque trabalham como nadadores-salvadores. Filhos da terra, conhecem a praia como poucos. Destacam o respeito dos banhistas pelo mar e pelas regras e instruções de segurança.

Please fill the source and the alt text 
“O comportamento é exemplar e não há problemas, exceto no período festivaleiro”, revelam os nadadores-salvadores.
Roberto Nazario e a família vivem em Vitoria, perto de Bilbao, no norte de Espanha. Começaram a viagem de carro em Lisboa e decidiram viajar por toda a linha litoral. Escolheu esta praia para relaxar por sugestão das filhas. Ficaram fãs e “no confronto com o Algarve, a Zambujeira não dá hipóteses”.

Please fill the source and the alt text 
“Viajámos por toda a costa litoral e ficámos seduzidos por esta praia”, conta este amigo de Bilbao, em Espanha.


Imprimir Enviar por e-mail