Notícias

Jogos Olímpicos no Brasil: recomendações para viajantes

14 junho 2016
precauções para jogos olimpicos brasil

Com os Jogos Olímpicos a decorrer no Brasil e perante a epidemia de Zika em vários países da América do Sul, os viajantes devem ir a uma “consulta do viajante”, pelo menos 4 semanas antes da viagem. As grávidas não devem viajar para o Brasil.

Medidas de proteção

Deve ter especial atenção aos períodos do dia em que os mosquitos do género Aedes picam mais frequentemente (durante todo o dia, do nascer ao por do sol). Como medida de proteção deve aplicar repelentes observando as instruções do fabricante, mas atenção, crianças e mulheres grávidas podem utilizar repelentes de insetos apenas mediante aconselhamento de profissional de saúde. Não é recomendado o uso de repelente em crianças com idade inferior a 3 meses.

Quando usar protetor solar e repelente, deve aplicar primeiro o protetor solar e depois o repelente, para não diminuir a eficácia do protetor.
As crianças (carrinhos de bebé, berços) devem estar protegidas com redes mosquiteiras. E deve optar por alojamento com ar condicionado ou em alternativa utilizar redes mosquiteiras, mesmo durante o dia.

Utilize vestuário largo, de cores claras e adequado para diminuir a exposição corporal à picada (camisas de manga comprida, calças e calçado fechado).

Leve um estojo de primeiros socorros que inclua um frasco pequeno ou toalhetes de solução antissética, um frasco pequeno de soro fisiológico, pensos rápidos de diferentes tamanhos, termómetro digital, preservativos, lanterna pequena, pequeno canivete multiusos - que deve ser transportado na bagagem de porão - fósforos, ligaduras, compressas esterilizadas pequenas, adesivos e sais para hidratação oral.

Para transportar medicamentos sólidos como comprimidos, medicamentos líquidos com menos de 100 ml,  insulina, agulhas, seringas e canetas de injeção na bagagem de mão não é necessária uma declaração específica. Para medicamentos líquidos, como aerossóis (por exemplo, a bomba para a asma), com mais de 100 ml, é necessária a receita médica ou a cópia. As recargas dos aerossóis podem ir na bagagem de porão. No total, cada passageiro só pode transportar até 1 litro de líquidos. Já no caso dos medicamentos sólidos, como os comprimidos e pastilhas, não existem quaisquer restrições ou exigência de documentos.

Se for um doente crónico, certifique-se de que o seu médico lhe passa um atestado em como necessita de tomar um determinado tipo de medicamento ou fotocopie a receita.