Notícias

Jogos Olímpicos no Brasil: recomendações para viajantes

14 junho 2016
precauções para jogos olimpicos brasil

Com os Jogos Olímpicos a decorrer no Brasil e perante a epidemia de Zika em vários países da América do Sul, os viajantes devem ir a uma “consulta do viajante”, pelo menos 4 semanas antes da viagem. As grávidas não devem viajar para o Brasil.

Ao chegar ao Brasil

Quando chegar ao destino deve seguir as recomendações das autoridades locais e adotar as medidas de proteção individual para prevenir a picada de mosquitos. Se necessário, contacte a Embaixada portuguesa no Brasil ou a rede de serviços consulares.

Lave as mãos com frequência e evite o contacto com pessoas doentes.

Beba exclusivamente água engarrafada e tenha atenção à água utilizada para fazer o gelo (use gelo de fábrica, que pode encontrar nos supermercados). Lave bem (se possível, desinfete) frutas e legumes antes de os consumir e garanta que as medidas anteriores foram aplicadas aos produtos locais (sumos de fruta, água de coco, bebidas e cocktails). Coma carne e peixe bem cozinhados e beba muita água, principalmente nas horas de maior calor, entre as 11 e as 15 horas.

Use protetor solar, chapéu de abas largas, óculos de sol e cubra a maior área corporal possível, de forma a garantir uma proteção eficaz da exposição solar.

Reduza o risco de doenças sexualmente transmissíveis com o uso do preservativo durante a estadia e durante 8 semanas após o regresso.

Se desenvolver sintomas como febre, erupção cutânea ou outros, consulte os serviços de saúde locais.