Notícias

Jogos Olímpicos no Brasil: recomendações para viajantes

14 junho 2016
precauções para jogos olimpicos brasil

14 junho 2016
Com os Jogos Olímpicos a decorrer no Brasil e perante a epidemia de Zika em vários países da América do Sul, os viajantes devem ir a uma “consulta do viajante”, pelo menos 4 semanas antes da viagem. As grávidas não devem viajar para o Brasil.

Início

Se vai assistir aos Jogos Olímpicos 2016, no Brasil, de 5 a 21 de agosto, deve organizar a viagem com antecedência. A Direção-Geral de Saúde (DGS) aconselha a dirigir-se a uma consulta do viajante o mais precocemente possível, para avaliar a necessidade de vacinação, entre outras medidas preventivas.

Devido à epidemia de Zika, as grávidas ou as mulheres em idade fértil que desejem engravidar não devem viajar para o Brasil. Caso tal não seja possível, devem procurar aconselhamento na consulta do viajante ou junto do médico que acompanha a gravidez e seguir as recomendações, sobretudo as que se referem à prevenção da picada de mosquito. Se o parceiro viajar para o Brasil, uma vez de regresso, deve usar preservativo até ao final da gravidez.

As pessoas com doenças crónicas graves ou imunocomprometidas devem obter aconselhamento médico antes da viagem para o Brasil.


Imprimir Enviar por e-mail