Fundo de Garantia de Viagens e Turismo: como acioná-lo para obter reembolso
Contratou os serviços de uma agência de viagem e turismo e esta não cumpriu os serviços contratados? Pode acionar o fundo de garantia. Saiba como tentar recuperar o seu dinheiro.
- Especialista
- Nuno Carvalho e Sofia Lima
- Editor
- Ana Santos Gomes e Sofia Frazoa

Se uma agência de viagens entrou em insolvência e lhe cancelou a viagem ou se contratou serviços numa agência que não cumpriu com o acordado, pode acionar o Fundo de Garantia de Viagens e Turismo (FGVT). Esta é uma forma de recuperar o seu dinheiro.
Quando pode ser utilizado?
O Fundo de Garantia de Viagens e Turismo é financiado pelas agências no momento da inscrição no Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo (RNAVT).
O fundo foi criado para ressarcir os clientes em situações de insolvência das agências de viagens ou quando estas não cumpram as suas obrigações contratuais e não devolvam montantes pagos pelos consumidores.
Como acionar o Fundo de Garantia de Viagens e Turismo?
Para acionar o Fundo de Garantia de Viagens e Turismo, precisa de entregar um requerimento para tal no Turismo de Portugal. Mas tenha em atenção que, para o fazer e o fundo ser acionado, tem de juntar ao formulário um dos seguintes documentos:
- sentença judicial ou decisão arbitral, transitada em julgado, que mencione o montante da dívida;
- decisão do provedor do cliente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que mencione o montante da dívida, desde que inscrito na lista de entidades de Resolução Alternativa de Litígios (RAL);
- deliberação da comissão arbitral, a entidade de resolução alternativa de conflitos a quem compete apreciar o pedido de eventual acionamento do FGVT.
Para solicitar a intervenção da comissão arbitral use o formulário online com os respetivos comprovativos. Deve fazê-lo no prazo de 60 dias a contar:
- do termo da viagem;
- do cancelamento da viagem por motivo imputável à agência;
- do momento em que toma conhecimento de que a viagem não irá ser realizada por motivo imputável à agência;
- do encerramento do estabelecimento.
Se não puder enviar o requerimento por formulário online, envie o PDF para o e-mail: s.comissao.arbitral@turismodeportugal.pt ou por correio.
O prazo de 60 dias considera-se cumprido se for apresentada reclamação no livro de reclamações ou se tiver sido enviada uma reclamação escrita a uma das seguintes entidades:
- à agência de viagens e ao Turismo de Portugal;
- à ASAE ou à Direção-Geral do Consumidor;
- aos Centros de Informação Autárquica ao Consumidor;
- aos Centros de Arbitragem dos Conflitos do Consumo;
- ao Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo;
- ou a outra entidade competente na matéria.
Se tiver um conflito de consumo, apresente a situação na plataforma Reclamar da DECO PROTESTE. A queixa é direcionada automaticamente para a empresa. Mais de 70% das reclamações são resolvidas com sucesso.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |