Escolha a mala de viagem ideal
Início
Escolher uma mala de viagem resistente e que consiga transportar com conforto exige atenção a alguns detalhes. Compare as 4 malas que testámos e veja como usar bem o espaço.

Há uma diferença fundamental entre as malas de viagem: umas são rígidas (feitas de plástico) e outras semirrígidas (feitas de náilon ou poliéster). As primeiras protegem melhor o que é transportado no interior e são, por norma, mais resistentes (em situações de queda e de entrada de água, por exemplo). Mais leves e, geralmente, mais baratas, as malas semirrígidas também são resistentes, embora não protejam tão bem o interior da entrada de água. Um problema que pode ser minimizado com uma capa impermeável.
As malas com rodas que giram 360 graus são mais eficientes, já que é possível deslocá-las em qualquer direção com facilidade. Ainda assim, para pisos irregulares, as malas de duas rodas são uma boa escolha.
A pega extensível, essencial para manobrar a mala, deve adaptar-se a mãos de diferentes tamanhos e estar preparada para ser utilizada durante muito tempo sem magoar. A sua extensão deve atingir, pelo menos, 105 centímetros, para que os utilizadores mais altos não batam com o trolley nos tornozelos enquanto caminham. A possibilidade de ajustar a pega em várias posições permite adaptá-la a pessoas de diferentes alturas.
Avalie o interior da mala
Organizar o espaço interior é mais fácil nos modelos rígidos. Estes abrem ao meio, em duas partes iguais, enquanto os modelos semirrígidos têm apenas um grande compartimento com uma espécie de tampa. Como a estrutura da pega extensível encaixa no corpo da mala, é mais difícil manter a roupa bem esticada nas malas semirrígidas, pois não têm um segundo compartimento completamente plano. Para que a roupa não saia do sítio, a mala deve ter cintos (elásticos ou não), fechos ou redes.
Para o caso de ser necessário fazer reparações, o forro deve ter fechos que deem acesso aos mecanismos da pega extensível e às rodas. Estes devem estar fixos com parafusos para poderem ser substituídos facilmente com uma chave de fendas.
Sistemas de segurança para a bagagem
Prefira as malas com cadeado integrado, útil não só para prevenir furtos, mas também para proteger a bagagem caso a mala sofra uma queda ou o fecho de correr se danifique.
Para fechar a mala podem ser usados trincos ou fechos de correr, sendo os segundos mais resistentes. Há modelos com um segundo fecho que permite aumentar a capacidade de armazenamento da mala.
Para cada companhia aérea, uma medida de mala
Dependendo da companhia aérea em que viajar, para que a mala seja considerada bagagem de mão, as suas dimensões têm de obedecer a determinadas regras. Consulte as medidas permitidas pelas principais transportadoras. Uma dica: se optar pela medida 55x35x20, a mala cumpre os requisitos de qualquer uma destas operadoras.
Como arrumar bem a mala de viagem
- As protuberâncias da pega extensível fazem com que uma das superfícies da mala não seja totalmente plana. Pequenos objetos, como bolsas ou meias, permitem aproveitar este espaço.
- Guarde os objetos mais frágeis por cima, enrolados em peças de roupa, que os protegem em caso de impacto.
- Coloque no fundo da mala, junto às rodas, objetos que suportem bem o peso da restante bagagem, como sapatos.
- Fazer rolos com a roupa ajuda a ganhar algum espaço e as peças até podem ficar menos amarrotadas.
- Para abrir a mala com facilidade, coloque menos peso num dos lados.
- Para retirar rapidamente da mala uma peça de roupa extra ou um objeto que possa ser útil para a viagem, coloque-os por cima de toda a roupa sem os prender com os cintos.
Vantagens e desvantagens dos modelos de malas de viagem
Os pontos fortes e fracos de quatro dos modelos de cabine mais vendidos do mercado, depois de submetidos a diversos testes, que podem servir de comparação com a oferta que encontra nas lojas.

Delsey Segur 4DR 55
Delsey Segur 4DR 55
Pontos fortes
|
Pontos fracos
|

IKEA Förenkla
IKEA Förenkla
Pontos fortes
|
Pontos fracos
|

RONCATO Light
RONCATO Light
Pontos fortes
|
Pontos fracos
|

SAMSONITE Flux
SAMSONITE Flux
Pontos fortes
|
Pontos fracos
|
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.
- A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos.
- Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa.
- Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
- Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas.
- Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Faça parte desta comunidade.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.