Notícias

Escolha a mala de viagem ideal

Início

Escolher uma mala de viagem resistente e que consiga transportar com conforto exige atenção a alguns detalhes. Compare as 4 malas que testámos e veja como usar bem o espaço.

01 junho 2018
malas

IStock

Há uma diferença fundamental entre as malas de viagem: umas são rígidas (feitas de plástico) e outras semirrígidas (feitas de náilon ou poliéster). As primeiras protegem melhor o que é transportado no interior e são, por norma, mais resistentes (em situações de queda e de entrada de água, por exemplo). Mais leves e, geralmente, mais baratas, as malas semirrígidas também são resistentes, embora não protejam tão bem o interior da entrada de água. Um problema que pode ser minimizado com uma capa impermeável.

 

As malas com rodas que giram 360 graus são mais eficientes, já que é possível deslocá-las em qualquer direção com facilidade. Ainda assim, para pisos irregulares, as malas de duas rodas são uma boa escolha.

 

pega extensível, essencial para manobrar a mala, deve adaptar-se a mãos de diferentes tamanhos e estar preparada para ser utilizada durante muito tempo sem magoar. A sua extensão deve atingir, pelo menos, 105 centímetros, para que os utilizadores mais altos não batam com o trolley nos tornozelos enquanto caminham. A possibilidade de ajustar a pega em várias posições permite adaptá-la a pessoas de diferentes alturas.

 

Avalie o interior

Organizar o espaço interior é mais fácil nos modelos rígidos. Estes abrem ao meio, em duas partes iguais, enquanto os modelos semirrígidos têm apenas um grande compartimento com uma espécie de tampa. Como a estrutura da pega extensível encaixa no corpo da mala, é mais difícil manter a roupa bem esticada nas malas semirrígidas, pois não têm um segundo compartimento completamente plano. Para que a roupa não saia do sítio, a mala deve ter cintos (elásticos ou não), fechos ou redes.

 

Para o caso de ser necessário fazer reparações, o forro deve ter fechos que deem acesso aos mecanismos da pega extensível e às rodas. Estes devem estar fixos com parafusos para poderem ser substituídos facilmente com uma chave de fendas.

 

Sistemas de segurança

 Prefira as malas com cadeado integrado, útil não só para prevenir furtos, mas também para proteger a bagagem caso a mala sofra uma queda ou o fecho de correr se danifique.

 

Para fechar a mala podem ser usados trincos ou fechos de correr, sendo os segundos mais resistentes. Há modelos com um segundo fecho que permite aumentar a capacidade de armazenamento da mala.

 

Para cada companhia, uma medida

 

Dependendo da companhia aérea em que viajar, para que a mala seja considerada bagagem de mão, as suas dimensões têm de obedecer a determinadas regras. Consulte as medidas permitidas pelas principais transportadoras. Uma dica: se optar pela medida 55x35x20, a mala cumpre os requisitos de qualquer uma destas operadoras

 medidas malas

  

Agora que sabe como encontrar a mala ideal, mergulhe na PROTESTE VIAGENS e saiba como escolher o melhor lugar no avião, o que fazer quando o voo se atrasa ou é cancelado ou quanto vai gastar de telemóvel fora do país. Não deixe de conhecer os destinos fascinantes e os roteiros mais improváveis que elegemos para si e que o vão deixar a sonhar com as próximas férias.


Imprimir Enviar por e-mail